top of page
  • Nômade

Relevância das ferramentas de Assessment para uma equipe da alta performance

Atualizado: 29 de mar. de 2022

Tecnologia é usada para o autoconhecimento e o desenvolvimento profissional


O setor de Recursos Humanos das organizações tem a missão de aproveitar ao máximo o potencial produtivo de cada profissional. Entretanto, além da produtividade, cada vez é maior a busca pela qualidade de bem estar e condições favoráveis para que o colaborador possa se desenvolver a nível profissional, e também obter satisfação e crescimento pessoal.


Para facilitar essa importante tarefa, hoje podemos contar com as ferramentas de Assessment, que consistem em uma série de instrumentos para avaliação e identificação do perfil comportamental e potencialidades dos colaboradores, de forma a realizar leituras mais assertivas sobre seu comportamento. Assim, entendemos melhor as diferenças e complementaridades entre as pessoas, possibilitando uma melhor composição das equipes e processos para realização das tarefas.


A Aderência à Cultura é algo que não pode ser forjado. O mais importante é que a postura e a narrativa da organização sejam o mais próximo possível de suas práticas, para que gerem identificação entre os colaboradores.


Quanto aos Conhecimentos e Habilidades, em geral, eles podem ser medidos e comprovados com experiência técnica, ou então podem ser ensinados, ou treinados, dentro da organização.



Em relação aos dois últimos, Perfil Comportamental e Capacidade Cognitiva, é possível usarmos instrumentos de Assessment para medí-los, mesmo levando em conta que a cognição é algo inerente ao sujeito e seu desenvolvimento neurológico, sem possibilidade de interferência. O Perfil Comportamental, por sua vez, demonstra características aprendidas que podem ser transformadas, mas que devem (idealmente) ser entendidas e potencializadas em prol do sujeito em sua atividade.


Concluímos, portanto, que a finalidade do Assessment é possibilitar que as organizações compreendam melhor quais são as características e aptidões de cada um de seus colaboradores, e entender qual pessoa pode ser mais adequada a certo cargo ou responsabilidade, se irá cumprir os prazos e as expectativas da organização.




Como funciona o Assessment na prática?

Antes de avançarmos, deixamos claro que não existe apenas uma fórmula ou método padrão para realizar um processo de Assessment, sendo possível customizar cada processo de acordo com as necessidades identificadas pela organização.


O Assessment pode ser utilizado em momentos diversos, como o processo de recrutamento ou em avaliações periódicas durante a carreira do colaborador dentro da organização, em marcos específicos, como planejamento de carreira, sucessão de cargos, retenção de talentos, diagnóstico e acompanhamentos.


Geralmente, são aplicados testes que avaliam características e habilidades pessoais como inteligência emocional, expressão verbal e escrita, raciocínio lógico, concentração, entre outras. Também há outros tipos de avaliação que identificam características mais subjetivas como os aspectos motivacionais e de personalidade de cada indivíduo. Todas essas avaliações podem ser amplamente empregadas em processos de seleção, coaching, Team Building, orientação e outros.


Existem uma grande quantidade de ferramentas de Assessment no mercado, cada uma com finalidades específicas. Para nós, é muito importante lembrar que a intenção nunca será definir quem a pessoa é, ou diagnosticar um perfil único, no sentido de definir uma tipologia. Porém, nosso objetivo será sempre instigar o indivíduo a descobrir as diversas possibilidades que ele pode vir a ser, ampliando seu repertório sobre as diferentes modulações comportamentais e ficando mais inteligente nas relações, para olhar para si próprio e para os colegas e clientes.



People Dataviz

Assim é chamada a solução que a Nômade desenvolveu, para oferecer um processo simples e ágil que fortalece indivíduos e conecta times na resolução de seus desafios. Entregamos essa solução no formato de um Workshop de Team Building focado na conexão interpessoal.


Veja um exemplo de como funciona o People Dataviz com o case de um dos nossos clientes.


Conheça mais sobre os nossos Workshops de Educação Corporativa e Team Building.

Entre em contato conosco para mais informações detalhadas!

216 visualizações
bottom of page