Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

Estúdio Nômade (CC.) 2018
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

SELF+TEAM AWARENESS

NIKE

O desafio inicial

A Nike identificou que precisava trabalhar a valorização das pessoas de uma determinada equipe de colaboradores. Queria demonstrar que se importa com o desenvolvimento humano, para além do profissional, com a intenção de estimular seu crescimento e qualificar a sinergia da equipe em seu ambiente de trabalho.

O resultado

Um Programa original que cuida das pessoas e fortalece o time. Uma abordagem personalizada de desenvolvimento, com diferentes ferramentas que facilitam o olhar para a singularidade das pessoas e provocam um aprofundamento no processo de descoberta individual, conectando com uma visão de futuro coletiva.

QUANDO A EMPRESA INVESTE NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS PESSOAS

A "parte profissional" da vida do trabalhador está cada vez mais ampla. Vida pessoal e profissional estão mais conectadas do que nunca. Colaboradores desejam ser vistos e perceber que tem suporte para seu crescimento como pessoas. Uma empresa que deseja pessoas engajadas, não pode ignorar tal fato.

 

A Nike sabe disso e o Self+Team Awareness nasce dessa consciência. O projeto elaborado pelo Estúdio Nômade tem a intenção de ser uma experiência de crescimento para além do cargo - por isso, é um programa de desenvolvimento pessoal. Ele tem, principalmente, duas intenções:

SELF

Uma leitura de perfil pessoal, com acompanhamento e orientações para incremento de capacidades e potenciais de desenvolvimento individual.

TEAM

Materializar um Propósito comum e, com isso, qualificar a sinergia de trabalho da equipe.

_

O vídeo-convite ​apresentado no início do programa para a equipe participante

O programa trabalha com uma sequência de 05 atividades, em aproximadamente 3 meses de duração. Na Nike Brasil, o setor de “digital services”, formado por uma equipe de 12 pessoas, foi o primeiro a receber o Programa.

fluxo_final_site_Prancheta_1_cópia.png

_

Fluxo com as etapas de desenvolvimento do projeto

Nesse caso específico, os exercícios e dinâmicas ocorreram da seguinte forma:

1

Um Workshop no qual se procura entender a equipe como um todo: como ela opera, quais são suas características funcionais e como os integrantes se veem.

_

Primeira atividade do Self+Team Awareness, o Workshop de Abertura

2

Após, as ferramentas de Assessment são utilizadas para analisar cada um dos indivíduos. Nesse caso específico, foram utilizados Disk (para leitura de comportamento e personalidade), Gallup Strengths (para identificação de pontos fortes) e um Questionário de Heteropercepção (uma forma de conhecer atributos e fraquezas dos colaboradores a partir dos seus colegas) - é importante ressaltar que tais ferramentas são adaptáveis, sendo definidas conforme o entendimento das necessidades do grupo.

_

Kit com instruções do programa e materiais de suporte às atividades de Assessment

3

Coach Session #1. Para melhor compreensão do que foi identificado pelas ferramentas, há uma sessão individual 1:1 para o aprofundamento e interpretação dos resultados. Logo em seguida, ocorre um período de absorção dos conteúdos.

4

Coach Session #2. Formato igual a anterior, mas com entendimentos mais conscientes (após absorção e reflexão) e a entrega de um Mapa Pessoal com apontamentos sobre possíveis melhorias na capacidade de desenvolvimento pessoal.

_

Exemplo de um Mapa Pessoal desenvolvido com as informações coletadas

5

Como fechamento da trajetória, acontece um Workshop de Visualização e Cocriação de Futuro. O time olha para as individualidades, debate sobre seu funcionamento, entende e acolhe as diferenças e propõem novas dinâmicas de trabalho. Com o grupo melhor sintonizado, são debatidas possíveis ações estratégicas em relação ao papel do time junto a companhia e seu propósito transformador.

_

Foto do encontro final. Após todo processo de desenvolvimento, muito orgulho em encerrar o Programa

Ao final do processo, uma análise complexa das individualidades e suas relações como time é elaborada e apresentada de forma interativa, em formato de workshop. As potencialidades de cada um são descobertas e debatidas coletivamente como forma de qualificar os processos de trabalho. Os resultados permitem que o time possa se reorganizar a partir do entendimento de suas dinâmicas comportamentais, obtendo uma melhor sinergia de trabalho e engajamento, com a sensação de serem valorizados em suas diferenças.