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Materializar ideias: a importância da prototipagem no percurso do design

Nosso sócio, Aron Krause Litvin, publica artigo acadêmico com estudo de caso da Nômade


A criação de um produto ou serviço envolve várias etapas que, juntas, constroem um caminho que precisa ser percorrido para chegarmos ao resultado final. Uma das etapas mais importantes é a prototipagem, que é o desenvolvimento de um protótipo com a função de dar forma às ideias, antes que o projeto vá para o mercado.


Os protótipos representam as tentativas de unir as ideias que emergem e servem como ponto de partida para desenvolver o projeto em maior profundidade e complexidade. O conceito de protótipo é muito comum no design de produto, em especial os produtos “físicos”, que precisam de um estudo sobre como fazê-los, quais são os melhores materiais, qual a funcionalidade prática e outros testes empíricos. Já nos processos e serviços, é possível fazer um protótipo para testar a funcionalidade do sistema, projetar como aquela ideia funcionaria na prática e então realizar ajustes.


Sabemos que o design thinking é uma metodologia que pode ser aplicada em diversos campos de atuação e em diversas etapas de produção, desde a concepção de um produto ou serviço, ou num processo interno ou externo de uma organização, e até mesmo no âmbito das relações de trabalho e cultura organizacional. Essa versatilidade faz do design thinking um forte motor de inovação, pois permite analisar os problemas a partir de uma lógica que coloca o ser humano em posição central para a resolução.


Voltando à questão do protótipo, já entendemos qual a sua função em produtos e serviços, mas como seria fazer protótipos em projetos focados em branding e cultura organizacional, em específico na descoberta do propósito de uma organização?

Essa é a pergunta respondida por Aron Krause Litvin, sócio da Nômade e professor de Pós-Graduação em Design Estratégico, em seu artigo recentemente publicado na revista Design & Narrativas Criativas e Processos de Prototipagem, através da renomada Editora Blucher.


No artigo intitulado “Um Artefato Habilitante para a concepção de propósitos organizacionais através da elaboração de protótipos”, o objeto de estudo é um case da Nômade com as empresas brasileiras Ticket Log e Repom. No texto, ele fala sobre a importância da prototipagem para conduzir o envolvimento das pessoas para a construção da mensagem na Plataforma de Propósito, usando exercícios de linguagem para dar corpo ao projeto, alinhando o discurso para conduzir as mudanças necessárias dentro da organização.

Convidamos você para ler o artigo completo, disponível online para download: https://bit.ly/3NBMWNo


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