top of page
  • Nômade

Equipes de alta performance: como construir times engajados e produtivos?

Se o seu objetivo é fortalecer os laços entre os integrantes da sua equipe o Team Building é a ferramenta ideal para sua empresa.

Ter equipes de alta performance está diretamente relacionado a bons índices de produtividade e sucesso de uma empresa, mas isso pode ser uma tarefa desafiadora para qualquer líder ou gestor.


É importante saber que para os times que trabalham com alto desempenho atingirem os objetivos da organização, eles precisam ser desenvolvidos e treinados. A possibilidade de criar um ambiente corporativo capaz de estimular todo o potencial dos colaboradores e promover a integração do time pode ficar mais factível com o uso do Team Building.



O Team Building é um conjunto de técnicas que tem por finalidade trabalhar engajamento, fortalecimento, transformar um grupo de pessoas em um time coeso, que trabalha de forma colaborativa. Através dele, é possível construir equipes de alta performance, mais engajadas, motivadas, criativas e inovadoras, além de, é claro, mais produtivas.


Mas esse processo é complexo e repleto de obstáculos. Um dos principais pontos é entender a importância da cultura organizacional para que as empresas conquistem resultados com crescimento exponencial.


Superar esse gap entre a necessidade e a compreensão da importância da cultura para os resultados exige muito trabalho, mas é fundamental para criar uma cultura de alta performance e implementá-la na sua organização.


Engajamento e estratégia X Cultura Organizacional


É válido pontuar “cultura organizacional” como o modo em que os colaboradores se comportam dentro da organização.


O sócio-diretor da Estúdio Nômade, Daniel Caminha, destaca que é preciso atenção a este conceito quando tratamos sobre estratégia e engajamento. Mas não somente a cultura que é formada dentro da empresa, mas de como ela é influenciada:


“Estamos vivendo transformações nas lógicas de trabalho, muitos novos códigos culturais estão influenciando na forma das pessoas trabalharem, questões como diversidade, novos modelos de trabalho. E a tensão fica maior e pedem maior atenção ao employee experience”,


Como a cultura é influenciada, Daniel Caminha alerta para o fato de que a mesma não pode receber características como boas ou ruins. Isso por que, são os valores que não estão escritos que mais interferem nessa construção:


“A cultura é desenvolvida sempre em grupo, e ela pode estar mais ou menos conectada com grupos de valores que a organização quer desenvolver. Sendo assim, como a cultura organizacional, nesse sentido, ela é aprendida e também pode ser desenvolvida. Então, podemos destacar que ela é um trabalho intencional de aprendizagem. No sentido de uma organização ter claro a sua intenção de valores e atitudes que quer desenvolver e fazer um trabalho intencional do que quer desenvolver desses valores, podendo avaliar se estão satisfatórias ou não”.


Criando equipes de alta performance


Para que os colaboradores sintam-se alinhados aos seus ambientes de trabalho e consigam produzir sentido em suas experiências, é essencial que eles dialoguem com a cultura da empresa e entendam a importância do papel que desempenham na organização.


Mas como criar uma equipe formada por colaboradores que estão muito bem alinhados à cultura organizacional da empresa? Como formar colaboradores autônomos e capazes de tomar decisões importantes para atingir as metas propostas?


De acordo com o nosso sócio-diretor, para construir equipes de alta performance o melhor caminho é a aprendizagem. Mas não pelo modelo tradicional de educação, com transmissão de informação e conteúdo, palestras:


“Esse tipo de formato não é suficiente para ajudar as pessoas a aprenderem valores e atitudes dos quais se intenciona desenvolver. É necessário aplicar outro tipo de aprendizagem. Um tipo que vai oferecer espaços de interação para expressão de significados, percepções de sentidos, elaboração de ideias, onde as pessoas possam expressar o que entendem sobre determinados conceitos e elaborar juntos esses significados. Para isso precisa de interação, dinâmica, espaços de confiança, onde elas possam trocar. É esse tipo de aprendizagem que seria um formato mais eficaz para trabalhar a aprendizagem de valores e atitudes”.


Levando em consideração estes aspectos abordados, apresentamos então, algumas práticas e formatos em que é possível desenvolver esses valores e fortalecer a cultura que se intenciona. Neste ponto, o Team Building desenvolvido pela Nômade é um formato capaz de fortalecer a cultura do seu time.


O processo que aqui na Nômade trabalhamos funciona em uma sequência de conexões, uma vez que precisamos trabalhar o indivíduo e o coletivo de maneira integrada. Assim, trabalhamos as conexões entre as pessoas, das pessoas com o setor que fazem parte e dentro do setor, entre os projetos e a empresa.


Entre as técnicas que utilizamos para trabalhar conexões interpessoais, podemos citar:






Essas ferramentas ao serem aplicadas no grupo, são capazes de criar uma aproximação interpessoal e desenvolver o diálogo, sinergia, confiança e colaboração. Um fator interessante é que algumas dessas atividades não podem ser desenvolvidas presencialmente, mas também remota, digitalmente.


Para saber mais profundamente sobre cada técnica, assista abaixo a participação no RH Talks de Daniel Caminha, falando sobre como as ações de Team Building podem ser utilizadas de forma estratégica.




A Estúdio Nômade trabalha há 15 anos auxiliando organizações a se destacarem no mercado. Criamos diferentes formatos e ferramentas envolvendo alinhamento de cultura, desenvolvimento de pessoas, integração e fortalecimento de times. Caso tenha interesse, estamos sempre disponíveis para conversar a respeito. Entre em contato.





131 visualizações

Comments


bottom of page