top of page
  • Nômade

Como preparar lideranças para as demandas ESG dos negócios?

Líderes conscientes ajudam a desenvolver e consolidar o conceito como parte do cotidiano da empresa


O mundo está em constante transformação. A sociedade tem se mostrado cada vez mais preocupada e consciente em relação aos danos causados por organizações ao meio ambiente.


Este movimento despertou um senso de urgência em grandes instituições que se importam com as questões ambientais, sociais e de governança. O conceito ESG – do inglês, Environmental, Social and Governance – tem sido amplamente debatido entre as empresas que estão comprometidas com seus princípios e que tenham responsabilidades sociais e corporativas.



ESG: ainda um desafio

Embora o conceito seja amplamente divulgado, ele ainda é um grande desafio para as corporações. As boas práticas ESG demandam planejamento estratégico, possíveis mudanças de visão, transformação da cultura, entre outros aspectos.


O ESG traz uma mudança de paradigma que faz com que haja a adoção de novas estratégias que possam impactar positivamente e resultar em uma organização com maior valor no mercado.


As ações associadas à sustentabilidade ambiental e à preocupação social devem ser pautadas pelas marcas que buscam por crescimento, maior visibilidade no mercado e investimentos.


Grande parte desse processo deve ser abraçado pelos líderes que precisam olhar com mais atenção para estas questões. Afinal, a liderança tem um importante papel ao conduzir todo o time para atingir os resultados esperados, por isso devem fortalecer e consolidar o conceito entre os liderados até torná-lo parte da cultura da empresa.





O líder ESG

O líder precisa estar engajado com a temática ESG. Ao se tornar consciente sobre a importância do conceito, ele poderá fortalecer as principais questões entre as pessoas da sua equipe. A liderança precisa estar preparada para superar as adversidades e identificar oportunidades de negócio dentro deste conceito. Isto é possível ao aprimorar skills como visão sistêmica, inovação e inteligência emocional.


> Visão sistêmica


Ter uma visão sistêmica e interdisciplinar é primordial para que o líder possa ter a habilidade de identificar as oportunidades para tornar a empresa ainda mais sustentável.


Esta skill também contribui com a integração dos squads. A liderança capaz de entender o conceito e transmitir a mensagem de forma assertiva para o time tem o poder de apresentar projetos e ideias mais alinhadas com as suas estratégias sustentáveis.


> Inovação


Os desafios ESG demandam soluções inovadoras e ousadas. A liderança precisa estar preparada para traçar estratégias que causam impacto.


É muito importante que o líder abra o debate sustentável com o time, para que assim seja possível pensar em novas alternativas para implantar a mudança sustentável dentro da empresa.


> Inteligência emocional


O líder precisa estar preparado para lidar com a gestão de mudanças estruturais. Por esta razão, a liderança deve ter a inteligência emocional como uma importante aliada.


Dessa forma será possível alinhar as expectativas do time, enxergar as coisas como uma oportunidade e inspirar a mudança necessária.



Renovando lideranças de dentro para fora

A Nômade atua auxiliando empresas nesse sentido, em diversos projetos. Nós trabalhamos facilitando a conexão das organizações com o seu sentido, a partir do processo da sua descoberta, ou na materialização em programas de engajamento e alinhamento cultural.



38 visualizações

コメント


bottom of page