top of page

Case Apisul:
O Ecossistema

O jeito Natura de propagar sua renomada cultura através de experiências de aprendizagem

Especialidade



Resultado




_ 

Através da nossa experiência de quase vinte anos de mercado e conversas com nossos clientes, entendemos que isso pode ser uma tarefa complexa e uma dor das lideranças da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, divisão do RH atenta às pessoas. Ainda mais, se você está posicionado em uma multinacional, com milhares de colaboradores, times geograficamente distantes, numerosos processos, níveis e autorizações a serem superados. O que muitas vezes pode resultar em um ambiente onde pode prevalecer uma falsa colaboração, gerando maior morosidade, dispersão de prazos, pouco diálogo e muitas cobranças. Nesse cenário, habilitar competências para que as pessoas tenham autonomia para observar comportamentos, com atitude para refletir e agir sobre eles, pode ser um grande desafio.

DSC01079-Editar.jpg

Então, como alinhar e fortalecer a cultura desejada?

É preciso entender que todas organizações têm suas particularidades, trazer a consciência de que cada empresa tem sua linguagem própria e, a partir daí, visualizar caminhos possíveis. A Natura&Co chamou a Nômade para contribuir nesse processo, facilitar com que os colaboradores entendessem as melhores práticas e comportamentos internos desejados usando o design como aliado através de uma ferramenta exclusiva:
o Jogo dos Dilemas - Jeito de Ser e Fazer Natura&Co.

As pessoas são agentes fundamentais para expressar, desenvolver e entregar pilares estratégicos e valores nas organizações que, somados, constituem a sua cultura. Trabalhar a cultura é um dos principais focos atualmente da área de Recursos Humanos. Como diz o livro Walking the Talk - Cultura através do exemplo: "a cultura de uma organização pode significar a diferença entre sucesso e fracasso".

Dessa forma, muitas ações têm sido testadas para aproximar o jeito de pensar da alta liderança de seus liderados. Fazer um brandbook e treinamentos são algumas iniciativas conhecidas, mas no fim do dia, ainda resta uma dúvida: isso é o bastante para trabalhar novos modelos de pensar e agir com as pessoas?

É claro que, quanto maior o desafio, mais trabalhoso se torna chegar lá. Por isso, o caminho para desenhar a solução envolveu algumas etapas e construções a muitas mãos.

1

Encontros colaborativos, colocando luz sobre as principais questões internas, entendendo qual a linguagem própria a ser assimilada e quais eram as habilidades e atitudes desejadas.

3

Desenvolvimento de um conjunto de conteúdos, com diferentes materiais e ferramentas, para dar sustentação e base de conhecimento para aprendizagem.

2

Desenho de um formato capaz de atender a abrangência e capilaridade da organização que possui colaboradores presentes no Brasil, Argentina, Chile, Equador e México.

4

Capacitação dos multiplicadores, através de workshops presenciais e virtuais, entregando as ferramentas e tendo o jogo como principal recurso. Um espaço de treinamento vivo, em que as pessoas pudessem também se expressar, ouvir e serem ouvidas e colocar-se no lugar do outro.

Buscamos construir um material que fosse rico em uma narrativa com storytelling, ou seja, a sensação de que o participante se percebesse numa jornada. Para sustentar as bases teóricas, integramos ferramentas práticas já existentes e/ou ou customizadas e criadas especialmente para o programa como é o Caso do Canvas de Acordos e Combinados, recurso que une princípios importantes da comunicação e da negociação.

Case Natura (1)_page-0008.jpg

Não foi só aprender mais sobre os comportamentos prioritários, mas foi colocar em prática e trocar com pessoas de diversas áreas da Natura. O ponto alto foi o material, onde a gente pôde colocar na mesa algumas situações de conflito e de muita reflexão."

Ativo 1.png

Líder de Comunicação Integrada Brasil

Ativo 1.png

Cada uma das situações colocadas podem ter mais intensidade em uma diretoria ou um processo e menos em outras, mas colocar isso para que todos possam discutir juntos traz muita clareza do que precisamos aperfeiçoar no nosso dia a dia."

Gerente de Relacionamento e Modelo Comercial

Com esses resultados, podemos dizer que chegamos lá?

Sim! Chegamos lá, mas não podemos dizer que é um fim. Naturalmente, o Jogos dos Dilemas criou ramificações como o Playbook Natura, outro projeto com excelentes resultados, desta vez para a alta liderança. Trabalhar a cultura é algo vivo, um processo em constante movimentação e aperfeiçoamento.

Com isso, reforçamos o diferencial da Nômade ao levar o PsicoDesign para as empresas, sendo um importante recurso para facilitar o manejo de temas difíceis, gerar engajamento e desbloquear crenças limitantes.

Want to know more details 
of this project?

Conheça também outras soluções em DHO e Team Building

nike-logo-01_edited.png

Preparing talent for the succession of strategic leaders.

logo%20outback_edited.png

Storytelling as an empathy catalyst to enhance the operational capability of a team

bottom of page