top of page
  • Nômade

Life Long Learning: por que os profissionais devem cultivar o aprendizado constante?

Workshops e mentorias personalizadas são uma maneira de usar melhor o tempo para impulsionar a carreira


A economia e as tendências de mercado vêm se transformando cada vez mais rápido, e isso causa mudanças significativas no mundo do trabalho. Para estarem sempre atualizados, os profissionais e as empresas passaram a aplicar o conceito do life long learning, que significa, em português, aprendizado constante. Nesse contexto, a única certeza possível é que nenhum conhecimento é definitivo, pois tudo está constantemente evoluindo e se transmutando em novas possibilidades e exigindo novos saberes.




Estar aberto ao novo é um requisito importante, mas não é apenas isso, pois muitas coisas só podem ser aprendidas para além do ensino dos cursos formalizados. Em um ambiente de trabalho dinâmico, no qual as novidades chegam mais rápido, o aprendizado profissional empírico, na prática cotidiana, passa a ter um valor mais significativo, tornando-se um importante diferencial competitivo.


Para dar conta dessa demanda por conteúdo atualizado temos cada vez mais ofertas de conhecimento em diferentes formatos. Selecionamos dois temas que entendemos serem muito importantes nessa tendência: a andragogia e as mentorias personalizadas.



Andragogia: educação continuada para adultos

A “andragogia” é uma vertente da ciência da educação que trata do ensino destinado aos adultos – em oposição à pedagogia, direcionada às crianças. De maneira geral, a andragogia possui aplicações que extrapolam o ambiente de sala de aula, podendo ser aplicada tanto no contexto acadêmico quanto no profissional. Desde os anos 1970, quando o conceito surgiu, a educação para adultos possui um viés de ensino com base motivacional, utilizando o autoconhecimento como motor.


No ensino aos adultos, a experiência do aluno é essencial para engajá-los, pois muito dos conteúdos ensinados está relacionado a situações comuns do cotidiano. Outra questão é a boa utilização do tempo disponível, já que, frequentemente, o aluno é alguém que trabalha em período integral.


A Nômade possui um método próprio de educação corporativa, que inclui diversas ferramentas e técnicas de transmissão do conhecimento via workshops, cursos, e outras dinâmicas customizadas especialmente para cada organização.


Nosso programa de desenvolvimento faz um cruzamento entre vivência e conteúdos, com desafios práticos e momentos de descoberta pessoal, com foco na inteligência interpessoal. Um exemplo disso foi o nosso trabalho com a Nike, no projeto Nike Next Generation of Leaders, que uniu o design estratégico com psicologia sistêmica por meio de uma jornada “learn by doing” em duas camadas: ferramentas projetuais + descobertas individuais. O objetivo do projeto era preparar as novas gerações de líderes da Nike com um programa imersivo de transmissão de conhecimentos e acompanhamento individual.



Mentorias personalizadas: um recurso para acelerar a carreira

A ideia de mentoria é algo que atravessa a história do mundo ao longo dos séculos. A palavra mentor tem origem na Grécia Antiga, e tem relação com “acompanhamento, guia, suporte, ensinamento, transmissão de saberes e inspiração”, por exemplo. Basicamente, a mentoria implica uma relação de parceria entre duas pessoas em diferentes níveis de experiência em certos assuntos, que podem ser tanto pessoais quanto profissionais.


No contexto profissional em que vivemos hoje, a mentoria individual com um profissional mais experiente oferece muitas vantagens, como por exemplo:

  • Encontrar uma pessoa com experiências específicas na área de interesse, e que possui atalhos para a construção do conhecimento;

  • Transmissão do saber direto de uma fonte empírica e com experiência comprovada;

  • Conteúdo mais assertivo do que o de um curso, pois é focado nas necessidades individuais de quem busca a mentoria;

  • Conversa direta com alguém que já passou pelas experiências e pode compartilhar a sua visão;

  • Economia de tempo, pois algumas poucas conversas individualizadas podem ser suficientes para tirar todas as dúvidas.


A mentoria é indicada para diferentes momentos da vida, para estudantes em início de carreira, para profissionais que estão buscando ampliar conhecimentos ou crescer com uma especialização, ou para pessoas que estão em transição para novos desafios.

A Nômade faz parte de uma iniciativa voltada para facilitar boas conexões entre pessoas que buscam a mentoria como forma de aprendizagem.


O Mais Nítido é uma plataforma online que realiza o “match” entre os profissionais que buscam orientação e os mentores dispostos a contribuir com sua experiência, sendo o principal diferencial a conexão entre as pessoas para além da demanda de conhecimento.


Confira o site do Mais Nítido para entender mais sobre esse projeto. https://www.maisnitido.com.br/

Conheça também os cursos e workshops corporativos da Nômade, que podem ser customizados para a sua empresa: https://www.estudionomade.com.br/workshops-educacao-corporativa



72 visualizações
bottom of page