Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

Estúdio Nômade (CC.) 2018
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

LEADERSHIP JOURNEY:
NIKE NEXT GENERATION
OF LEADERS

NIKE

O desafio inicial

Oferecer uma metodologia para guiar e coordenar um programa de preparação de talentos para lideranças estratégica na Nike Brasil. Estimular o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como orientar projetualmente o grupo para a entrega de soluções relevantes para o negócio, a partir de dois desafios reais.

O resultado

Duas soluções de alto potencial e aplicação para o negócio, influenciando a Nike em território global. O trabalho com as lideranças aprimorou o conhecimento do negócio, podendo agora contribuir mais com a empresa. O processo de desenvolvimento pessoal trabalhou capacidades do design estratégico e o entendimento das dificuldades para agirem como bons líderes. Por fim, houve um incremento do repertório de ferramentas/instrumentos para desenhar soluções estratégicas inovadoras. A metodologia oferecida foi reconhecida como elemento chave para o desenvolvimento consistente das soluções.

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTIMULANDO O CRESCIMENTO PESSOAL DOS COLABORADORES DA NIKE BRASIL

A nova geração de profissionais busca cada vez mais sentido em suas relações e ações. Isso gera uma série de consequências comportamentais. Por exemplo: não se procura mais somente estabilidade em um emprego. Se quer razão no que se faz, produzir algo com algum fim significativo. Assim, a aproximação da vida pessoal e profissional é inevitável.

 

A Nike tem plena consciência disso. Consequentemente, em janeiro de 2018, a área de Talent Development, que cuida do desenvolvimento humano da empresa no Brasil, convocou diversas consultorias e apresentou uma necessidade: desenvolver talentos já reconhecidos internamente para que se tornassem lideranças mais estratégicas, estimulando, simultaneamente, capacidades pessoais que aprimorem habilidades de gestão humana através de um desafio real de negócio. A Nômade apresentou o desenho de solução mais consistente e deu início ao processo de trabalho.

O desafio de negócio foi proposto pelo General Manager da Nike no Brasil, alinhado a um conjunto de atributos definidos como relevantes para o desenvolvimento das lideranças Nike.

_

Vídeo-convite apresentado no início do Programa

Leadership Journey: Nike Next Generation

A Nômade, então, desenvolveu um programa dividido em 04 etapas durante 07 meses, para preparar a nova geração de líderes da empresa. Uma solução original, criada para oferecer a profundidade e consistência necessária para entregar soluções relevantes aos desafios apresentados e, ao mesmo tempo, que fortaleça as capacidades dos gestores e sua consciência enquanto lideranças. 

 

_

Fluxo de etapas e desenvolvimento do Leadership Journey

Dessa forma, duas linhas de ações simultâneas foram geradas: 

1

Desenvolver capacidades gerenciais e pensamento projetual estratégico para estimular o comportamento de alta performance na geração de soluções criativas aos desafios estabelecidos utilizando ferramentas do Codesign e do Design Estratégico;

2

Potencializar talentos, fomentando uma jornada de descoberta e análise crítica da performance pessoal, desenvolvendo assim capacidades relevantes para lideranças criativas e conscientes, contribuindo com o seu crescimento pessoal e profissional.

_

Kit Next Gen: guia completo de conteúdos e ferramentas do programa

Em abril do mesmo ano o Leadership Journey: Nike Next Generation teve início. Cada uma das etapas é aberta com um Working Session, uma sessão de trabalho para experimentar e aprender ferramentas que serão utilizadas durante a mesma fase do programa. Capacidades específicas são desenvolvidas em cada uma das etapas, alguns exemplos práticos de competências trabalhadas durante o programa:

1

Capacidade analítica;

2

Leitura de contexto;

3

Pensamento crítico;

4

Gestão do tempo;

5

Geração de alternativas;

6

Prototipação rápida;

7

Avaliação de viabilidade.

_

Warm Up: encontro offsite de Desing Sprint

Paralelamente a esse processo de design das soluções, ocorre um conjunto de atividades de Performance Analysis. Empregando ferramentas de Assessment (instrumentos que facilitam o entendimento do perfil comportamental e características de personalidade), foi estimulado um olhar do colaborador para si mesmo e para os colegas, orientando um trabalho de autoconhecimento e descoberta de potencialidades.

_

Exemplo de um Mapa Pessoal desenvolvido com as informações coletadas

Com essas duas abordagens simultâneas, na união da Psicologia Sistêmica com o Design Estratégico, que possibilitamos o aprimoramento das capacidades dos líderes para que esses sejam mais conscientes e capazes de fazer grandes transformações, com crítica em relação ao contexto e criatividade para geração de alternativas.

"

Já estamos sentindo o desenvolvimento dos integrantes deste grupo, porque agora eles já apresentam um olhar muito mais estratégico, uma visão de futuro mais acentuada. Já que eles lideram temas conectados com o nosso negócio, que vão trazer benefícios para a forma como a gente trabalha hoje no Brasil. Esse programa também está servindo como uma ferramenta super importante de transformação pessoal e engajamento, deles com a companhia.

Raquel Uyechi, Gerente de RH da Nike Brasil

Apesar do caráter competitivo, não há estímulo a concorrência entre os participantes. Em diversos momentos os membros são convidados a compartilhar e colaborar da melhor forma que conseguirem. Sendo assim, o resultado final é consequência de um trabalho coletivo, o que foi evidenciado na apresentação final dos dois times.

 

O evento teve a participação de todo o board de diretores da empresa no Brasil e obteve grande êxito. As soluções foram reconhecidas pela capacidade criativa e aplicabilidade efetiva. Além disso, a metodologia do Programa foi valorizada por todos participantes, pois para eles as orientações foram muito importantes para dar profundidade e objetividade no caminho da solução.

O Leadership Journey: Nike Next Generation of Leaders, conquistou o 1º lugar na categoria de Design Estratégico e de Serviços, no 7º Prêmio Nacional Bornancini de Design (2018). O Prêmio Nacional Bornancini de Design é um prêmio de reconhecimento nacional, com realização bienal desde 2006, tendo mais de 1900 projetos inscritos neste período. Esses passam pela avaliação de um corpo de jurados altamente qualificados, composto por importantes profissionais da área do design.