top of page
  • Nômade

#ImpactoNômade | Review case NIKE – quais são os resultados 1 ano após o projeto?

Todas as iniciativas desenvolvidas pela Nômade visam deixar um legado de conhecimento, reverberando resultados positivos para as organizações. Com a intenção de compreender esse cenário a longo prazo, entendendo os impactos percebidos após a execução do nosso projeto, trazemos essa proposta: o "case do case".


Quais aprendizados permanecem na cultura da empresa e em seus colaboradores um ano depois da nossa intervenção?

Para iniciar uma série de respostas possíveis a essa pergunta desafiadora, conversamos com alguns dos envolvidos no programa LEADERSHIP JOURNEY: NIKE NEXT GENERATION OF LEADERS, focado na preparação de talentos para lideranças estratégicas na Nike Brasil:



"É legal perceber que os planos atuais de membership da Nike estão bem alinhados ao que foi proposto no projeto há um tempo atrás. O programa me deu um senso mais estruturado de planejar o trabalho, de quando pensar numa ideia, tentar trazer mais para o plano estratégico, olhar o todo e não sair só executando ou só imaginando a execução, mas sim, pensar em todas as etapas. Acredito que isso está enraizado em mim e se deve à mentoria realizada pela Nômade.


Depois que voltei da maternidade, estou gerenciando uma área que eu amo, que é o time de VMs, e coloco em prática muita coisa do que aprendi, quero até retomar alguns dos materiais propostos para usar com minha equipe futuramente."


Ryane Boccia - Retail Brand Manager



"Nem sempre fica nítido, na rotina, os efeitos do projeto, mas de fato eles existem... No meu caso, acredito que o que ficou mais presente foram dois pontos: o primeiro relacionado a como solucionar problemas, fazendo análises que vão além do óbvio, tentando buscar perspectivas fora da minha área de conhecimento. Sem dúvida, isso foi uma das coisas que vivenciei no projeto.


A segunda é mais na figura do observador, tentando me colocar mais nesse papel. No meu dia a dia, sempre tenho que ser ativo e resolver problemas (cada vez mais complexos), porém, depois do projeto acabei utilizando um pouco mais essa função de observar... pessoas, comportamentos, postura, etc. para daí tomar alguma ação."


Rafael Martins – Director of Technology



Percepção prática x metodologia aplicada


Ao analisar o feedback do que permaneceu na memória e na rotina dos líderes da Nike Brasil que participaram do programa, notamos que as ferramentas do Codesign e do Design Estratégico foram efetivas para o desenvolver um olhar sistêmico nos participantes. Daniel Caminha, sócio da Nômade, comenta que esse foi um importante objetivo:

"Fazia parte do desafio da nossa entrega a construção do pensamento estratégico, que parte da capacidade de questionar qual é exatamente o problema, saindo da análise simplista de ‘causa e efeito’ e considerando diferentes elementos, que não percebidos inicialmente. Esse conhecimento do design estratégico guia as lideranças no desenvolvimento de soluções criativas, ousadas e assertivas".

Outro fator de destaque nos depoimentos foram os efeitos que percebemos das ferramentas de Assessment (instrumentos que facilitam o entendimento do perfil comportamental e características de personalidade). O programa propunha um acompanhamento individual com o mapeamento de soft skills (pontos fortes e de melhoria), que como podemos ver, foi bastante relevante para o desenvolvimento das lideranças, pois ajudou na revisão do próprio comportamento para a melhoria do desempenho.


Para a Nômade, fazer esse exercício de feedback, um ano depois, é inspirador, pois nos motiva a continuar desenvolvendo projetos que geram impactos reais e duradouros nas empresas parceiras. Quer conhecer o #ImpactoNômade na sua empresa também? Então, vamos conversar :)




bottom of page