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Quando é o momento de rever o posicionamento da sua organização?

Atualizar o posicionamento pode exigir uma revisão profunda nos valores da empresa.

Quando pensamos em uma organização, uma das primeiras imagens que vêm à mente são os produtos ou serviços que ela entrega. Contudo, é importante lembrar que existe uma estrutura, com pessoas e processos, que estão dando vida para cada organização. Essas pessoas, em diferentes posições, carregam histórias cheias de experiências. Então, para conhecer devidamente uma empresa, devemos olhar para dentro dela e perguntar: como as pessoas lá dentro se relacionam? Como elas se organizam para o trabalho? O que elas priorizam? Como tomam as decisões?


Quando uma empresa deseja fazer uma mudança para valer, não basta apenas mexer naquilo que é visível, como a marca ou a apresentação dos produtos e serviços. É necessário, antes, olhar para dentro buscando entender como é a cultura da organização e seus principais valores e influências.


É nessa perspectiva que a Nômade pensa seus projetos de Branding, a partir de um mergulho mais profundo, ajudando a organização a reconhecer seus hábitos disfuncionais e incongruências que limitam seu desenvolvimento. Assim, a atualização de uma marca e, ou um portfólio de serviços, se transforma em uma revisão de valores e práticas de gestão.



#Case CBR: uma nova identidade para o Colégio Brasileiro de Radiologia, preservando seus valores e tradição

A seguir, destacamos um pouco como foi o processo de rebranding do Colégio Brasileiro de Radiologia, nas palavras do seu atual Presidente, Dr. Valdair Muglia, e de Daniel Caminha, sócio diretor da Nômade e responsável pelo projeto.


De acordo com Muglia, o CBR entendeu que o processo não deveria se restringir apenas a uma nova logotipia. Era necessário partir do entendimento da trajetória da organização e do resgate dos seus valores essenciais e, com isso, contrastar com as suas necessidades de atualização e sua expressão visual, assim como seus conteúdos, produtos e serviços. No caso do CBR, o processo de rebranding se tornou mais complexo por conta do histórico e da tradição do colégio, que não podia perder sua essência em meio às mudanças.


A solução encontrada foi além de um simples “redesenho”, conseguindo atualizar o conceito do CBR, com diferentes elementos que fortaleceram a mensagem, facilitaram o relacionamento com diferentes públicos, valorizaram os serviços oferecidos e melhoraram a entrega.


Ainda segundo Muglia, a motivação para essa mudança de marca veio de um processo interno da organização, já iniciado há alguns anos, que vinha querendo dar uma cara mais moderna, vibrante e agregadora ao colégio. O objetivo principal era oferecer aos seus associados produtos e serviços que sejam soluções efetivas e atendam às suas necessidades; mas que também sejam fonte de inspiração para radiologistas e leigos, no Brasil e no mundo.

Quanto à identidade visual, ele diz:


“Dentro deste cenário, e com estas premissas, que se buscou a mudança da identidade visual do Colégio, agora representada com as letras em caixa baixa, uma atitude de aproximação e horizontalidade das relações. Além disso, o símbolo que preserva as esferas, agora tem o formato de um ‘C’ em movimento, na medida que somos um grande colégio em evolução constante. As novas cores chegam para ajudar a dar mais versatilidade e flexibilidade na comunicação, sem perder a sobriedade necessária, bem como os recursos de contraste do preto e branco institucionais. Com o sistema de cores, lançamos uma nova proposta de arquitetura de produtos, possibilitando uma maior clareza de segmentação das soluções oferecidas conforme a tipologia dos serviços.”





Quando fala do resultado final, o presidente do CBR reitera:

“O Colégio é vivo e está em relação com a sociedade, dialogando com suas necessidades e demonstrando sua capacidade de reinvenção. Nossos esforços estão muito concentrados em não apenas fazer uma mudança superficial na imagem, mas que essa revisão de posicionamento traga um grande impulsionamento para a qualificação das nossas soluções, oferecendo melhores processos e condições para quem se envolve nas atividades do CBR, como proponente ou receptor de conteúdos. Estamos muito orgulhosos de fazer esse movimento e esperamos que todos possam celebrar em conjunto!”


Sua empresa também precisa passar por um processo parecido para atualizar a sua identidade e comunicar melhor seus produtos e serviços? Conheça o nosso trabalho em Estratégia de Marcas e Serviços.

Ou então entre em contato para trocarmos uma ideia!





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