• Nômade

#ImpactoNômade | Review case GIZ: Team Building Estratégico, Integração e Sinergia

Como aproximar as pessoas que estão no trabalho remoto para aumentar a sinergia e a integração na equipe em prol da cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável?


Esse foi o um desafio encarado pela Nômade em conjunto com a GIZDeutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit”, em português Companhia Alemã de Cooperação Internacional, uma organização ligada à República Federal da Alemanha, representada pelo Ministério da Cooperação e do Desenvolvimento Econômico (BMZ) e pelo Ministério Federal das Finanças (BMF).


O foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e a eficiência energética, assim como a proteção e o uso sustentável das florestas. Outros temas como desenvolvimento urbano sustentável ou oportunidades de financiamento para investimentos para lidar com as mudanças climáticas também fazem parte do escopo da organização.


A atuação da GIZ no país demonstra grandes impactos, e com altos investimentos ao longo do tempo. A cooperação Brasil-Alemanha já tem mais de 60 anos de história, e se faz presente de norte a sul do país, no campo e nas cidades. A GIZ já realizou programas de capacitação tecnológica para pequenos produtores e jovens em formação, com o objetivo de proteger comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que realiza a transferência de tecnologias para projetos a favor da sustentabilidade.





O projeto: Gerando sinergia em um setor-chave da organização

Trabalhamos com um setor específico da GIZ, chamado NCPD “Núcleo de Comunicação e Processos Digitais”. Ele é responsável por fornecer diversos serviços de Comunicação, Digitalização e Tecnologia da Informação aos projetos e unidades da organização no Brasil. O NCPD trabalha para apoiar a comunicação interna e externa da GIZ, dando o suporte técnico necessário, além de padronizar a identidade visual da organização e atuar como mediadora em suas relações com o público por meio da Assessoria de Imprensa.


A necessidade do NCPD era melhorar a integração e a sinergia do time, com o objetivo de preparar as pessoas para a volta do trabalho presencial, alinhando a equipe para esse desafio e colocando os esforços no direcionamento correto. Em resumo, o propósito do trabalho envolveu os seguintes aspectos:


  • Integração: muitos colaboradores foram contratados durante a pandemia, e ainda não tinham contato presencial;

  • Sinergia: as pessoas necessitavam entender como poderiam trabalhar melhor juntas, como colaborar melhor, ao entenderem detalhadamente o que fazem e como fazem;

  • Alinhamento Tático-Estratégico: qualificar a interpretação e fortalecer o entendimento comum do plano estratégico da área, compartilhando visões, necessidades e prioridades de ação.



Principal desafio: discutir assuntos sérios, mas mantendo o clima amigável


O nosso maior desafio foi desenvolver uma proposta de atividades e ferramentas que trouxessem, ao mesmo tempo, “leveza e profundidade”. Isso porque, havia a intenção de proporcionar aos colaboradores um momento alegre e descontraído entre colegas, porém, também era necessário abordar assuntos difíceis e esclarecer pontos de vista, por vezes, divergentes. Por conta dessas nuances, a facilitação precisava ter sensibilidade para lidar com todas essas diferentes demandas, sem perder a consistência.



A solução


Trabalhamos a partir de duas abordagens: o Circuito Integrado e a Qualificação do Planejamento, ambos customizados, obviamente, para o contexto da GIZ.


O Circuito Integrado é formado por um conjunto de dinâmicas que promovem conexões entre as pessoas, tanto no sentido de reconhecer as diferentes personalidades, quanto no estímulo para criações conjuntas, trazendo novas visões sobre as rotinas de trabalho. Nessa imersão com o NCPD fizemos uma mistura de algumas técnicas, propondo um exercício de auto observação, junto com um desafio criativo com a criação de histórias.




Já a Qualificação do Planejamento consiste em atividades que fazem uso de Design Tools, elas contribuem para que os times aprofundem a visão sobre suas tarefas, objetivos e metas de resultado, ajudando a alinhar prioridades e conciliar esforços para ações estratégicas entre os membros do time. Nessa imersão utilizamos a técnica do Visual Thinking, criando maquetes em diferentes camadas que ajudaram a visualizar elementos que ficam escondidos nas rotinas e exercem muita influência.




Alguns depoimentos dos colaboradores que participaram do (RE)Conecta NCPD:

Um evento repleto de surpresas positivas, a começar pela facilidade da Nômade em compreender nossas necessidades e desenvolver uma agenda repleta de momentos importantes para a reflexão da equipe e da construção de uma visão comum para todes. Agradeceremos sempre por terem topado esse desafio conosco e pelos aprendizados que levaremos para as próximas fases do NCPD. De modo geral, avalio a Nômade como um excelente suporte para o processo de construção em equipe, gestão, reflexão e visão complementar do nosso trabalho.

"Daniel, muito obrigada por nos guiar por esse encontro maravilhoso. O clima agradável e acolhedor, mas ao mesmo tempo produtivo, é resultado direto de um planejamento e execução atenciosos. Agradeço também sua disposição em entender o mundo GIZ e NCPD. Suas perguntas muitas vezes esclarecem minhas próprias dúvidas..."

Integrante do Núcleo


"Já participei de diversos eventos de Team Building e este foi de longe o melhor! Parabéns pelo trabalho e muito obrigada!"

Integrante do Núcleo


"Amei conhecer vocês. A condução do evento foi maravilhosa, vocês conseguiram assimilar e canalizar a energia daquele momento tão especial, onde muitos estavam se reencontrando e outros se encontrando pela primeira vez. Teve conteúdo, teve integração e teve leveza. Obrigado pela linda contribuição!"

Integrante do Núcleo



Considerações finais


“Foi um grande prazer trabalhar com a GIZ, mas especificamente com o NCPD. Lá encontramos pessoas abertas, com vontade de evoluir como equipe e qualificar as entregas, em um ambiente prazeroso de trabalho. Um time que valoriza as pessoas e respeita suas diferenças, com uma capacidade incrível de solucionar problemas. A GIZ como organização é uma fonte de inspiração, com projetos de grande relevância para inovação social em diferentes países. Esperamos poder acompanhar este e outros grupos, contribuindo com o seu desenvolvimento e evolução.”

Daniel Caminha, Estúdio Nômade



10 visualizações