• Nômade

Desenvolva soluções, intensifique resultados: as ferramentas de design, cultura e criatividade

Atualizado: Jul 3


As ferramentas do pensamento estratégico surgem para responder questões e desenvolver projetos. Além disso, auxiliam na resolução de problemas e na busca por soluções que oferecem melhor trânsito para o pensamento disruptivo e convergente.

Existem diversas ferramentas que são aplicadas com objetivos e propostas diferentes, sendo adaptadas à necessidade do negócio. Uma ou mais técnicas podem ser utilizadas visando uma mesma finalidade, sendo aplicadas de forma integrada. Dentre as ferramentas utilizadas em um projeto de inovação podemos citar algumas:

Visual Thinking

Esta ferramenta serve para ajudar as pessoas a pensarem de forma visual, trazendo para o papel todas as suas ideias. Consiste em realizar exercícios lúdicos, utilizando canetas, lápis, produzindo desenhos, formas e palavras.

Mindfulness

É a habilidade de atentar ao que está acontecendo no presente momento, corpo, mente e ambiente externo. Ao aplicar o mindfulness, é possível evitar o excesso de deliberação e os vazios criativos que matam a imaginação e limitam os produtos e serviços.

Systematization Framework

Esta ferramenta baseia-se em um canvas de sistematização dos dados levantados em etapas de pesquisa e descoberta. Ajuda na organização das informações coletadas, auxiliando nas convergências para criação.

Sua execução auxilia os times a praticar o olhar estratégico de síntese e tomada de decisão, escolhendo o que era mais importante focar e desenvolver na etapa de criação da solução.

Suas aplicações desenvolvem respostas inovadoras, oferecendo grandes vantagens competitivas nos processos organizacionais. Ajudando as instituições a compreender da melhor forma as necessidades de seus clientes e colaboradores.

As ferramentas ligadas ao pensamento estratégico, ao design thinking e à cultura ágil, geram soluções baseadas em problemas reais do mercado, substituindo métodos antiquados que utilizavam suposições estatísticas. Desta forma, o pensamento inspirado no design resolve desafios complexos, sempre com foco na experiência dos atores e usuários, aplicando métodos baseados em colaboração e interatividade.

Workshops para aprender como utilizar ferramentas para soluções inovadoras

O Estúdio Nômade possui um método próprio e atribui as técnicas e ferramentas em TRÊS frentes, formatadas em workshops desenvolvidos especialmente para auxiliar empresas a alcançarem seu máximo potencial. Confira logo abaixo ou clique aqui para saber mais.

Design de Serviço: inovação e construção de negócios disruptivos

O design de serviço, aliado à metodologias de cocriação, possibilita o desenvolvimento de experiências, gerando valor para as pessoas e negócios. Neste workshop, une-se a metodologia do design de serviço com olhar do design centrado no ser humano, o que gera mais clareza sobre o ecossistema da organização.

Soft Skills: instrumentalizando equipes para maior inteligência relacional

Este workshop permite que os membros da equipe reconheçam e avaliem suas próprias emoções e vejam o outro com mais empatia. Aqui, o Estúdio Nômade trabalha a comunicação intra e interpessoal, potencializando a capacidade afetiva, relacional e intuitiva para uma comunicação interna mais assertiva. Essa técnica oferece ferramentas que possibilitam um trabalho mais fluido, com maior clareza da dinâmica das relações.

Criatividade e Cultura de Experimentação: despertando a potência criativa através das metodologias ativas

Aqui nesta atividade são unidas ferramentas que estimulam a criatividade às metodologias ativas, o que possibilita que as pessoas sejam protagonistas do seu processo criativo. A cultura da experimentação serve para gerar um olhar atento para soluções impensadas, e consequentemente, um olhar inovador para os desafios da organização.

Tudo está no método: as ferramentas aplicadas nas organizações

Para o desenvolvimento eficaz de um projeto de desenvolvimento estratégico, é fundamental que os processos sejam aplicados com uma metodologia aprimorada e bem executada.

Os métodos de aplicação das ferramentas de pensamento estratégico devem ser adaptáveis à cada empresa, fluindo sempre da forma mais propícia a fim de obter os melhores resultados, de forma assertiva.

Quando implementar?

Nem sempre é nítido quando uma instituição necessita da implementação de ferramentas de inovação, porém este processo chega para impulsionar ainda mais o desempenho das empresas.

O uso correto das tools no design thinking, pensamento estratégico e na cultura ágil oportuniza às organizações uma melhor execução de seus projetos e processos, aprimorando resultados no ambiente interno e externo. Sendo assim, o momento de implementação é aquele onde a gestão deseja alçar projetos maiores e qualificar seus serviços. Afinal, as ferramentas podem ser aplicadas para diversas atividades organizacionais: otimização de processos, criação de novos produtos, estratégia de branding, etc.

A Nômade faz uso das ferramentas para melhorar os processos das instituições, fazendo com que atinjam os resultados almejados. Fale com a gente para saber como podemos trabalhar juntos nos desafios da sua empresa.

#design #cultura #organizações #designestrategico #designthinking

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

+55 11 97309 0401

Estúdio Nômade (CC.) 2008
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • linkedin_nomade
icon.png