top of page
  • Daniel Caminha

ESTAMOS PREPARADOS PARA DESPERTAR CONSCIÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES?


Uma das atuais necessidades das organizações é trabalhar no alinhamento de sua Cultura. Novos "códigos sociais" estão questionando os padrões de comportamento conhecidos e pedindo uma atualização na forma das organizações “serem e estarem mundo". Os negócios e suas marcas estão sendo cobrados por uma postura mais humana, manifestando claramente seu comprometimento com o futuro. Logo, o alinhamento cultural passa por um processo de tomada de consciência de "quem se é e por que se é".

Entre esses novos códigos sociais está a digitalização das relações. Essa é potencializada, por exemplo, pela inteligência artificial que, com sensores embutidos em diversos objetos, distribui informação pela internet, podendo ser acessada em múltiplas telas, espalhada em diferentes dispositivos - todos interativos e ao nosso alcance. Essa invasão digital muda a forma de vermos e pensarmos o mundo, influencia a formação de um novo modelo mental: hipercognitivo e hiperconectado. Esse comportamento está transformando processos e alterando culturas mais tradicionais de trabalho.

Esse modo de funcionamento sugere um mundo dominado pelo computador, certo? Não necessariamente. A intensidade computacional e robótica despertou a necessidade do humano se fazer mais humano. Assim, surge um outro código social: a busca de conexão com um propósito. A percepção de sentido nas relações é uma necessidade cada vez mais demandada. A nova geração tem como premissa ser tratada com verdade, não uma única absoluta, mas a que de fato representa aquilo que cada um é, avaliada pela capacidade de ser congruente com ela nas mais diversas práticas.

São novos códigos sociais que estão tensionando mudanças na cultura das empresas. Logo, o alinhamento cultural é realmente necessário. Esse acontece por meio de um processo de tomada de consciência, em um nível individual e coletivo, já que é preciso reconhecer a própria cultura (e atitudes), para, assim, ser possível discutir novas perspectivas e atualizar modelos e práticas.

A Nômade trabalha com o design de experiências para proporcionar processos de descoberta na cultura organizacional e no comportamento das pessoas, do individual ao coletivo. Facilitamos um despertar de consciência que fortalece a organização, conectando sua verdade com suas práticas. Uma experiência bem desenhada é capaz de aprofundar e ampliar o potencial de transformação da cultura organizacional.

Daniel Caminha

Sócio-Diretor

Estúdio Nômade

98 visualizações
bottom of page