Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

Estúdio Nômade (CC.) 2018
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

WORKSHOP SINERGIA

E COLABORAÇÃO 

ENGIE  

O desafio inicial

Orientar a atuação do RH da Engie Brasil de acordo com o novo propósito e a nova visão estratégica global do Grupo. Estimular a percepção dos colaboradores de RH como agentes de mudanças.

O resultado

Visualização das oportunidades e dos obstáculos. Maior clareza dos caminhos e estruturação de ações que estimulam o movimento de mudança no ambiente de trabalho.

RH EMPODERADO PARA LIDERAR MUDANÇAS NA ENGIE BRASIL

Mudar a cultura organizacional de uma grande empresa não é tarefa fácil. É necessário um trabalho árduo para que os colaboradores se alinhem a novas diretrizes e propósitos da corporação. Mais do que isso, muitas vezes é preciso alterar processos, posturas e vícios arraigados no modo de trabalho por anos.

 

Quando o grupo francês de geração e distribuição de energia Engie estabeleceu transformações na visão estratégica da companhia em todo o mundo, o centro corporativo da empresa no Brasil se deparou com o desafio de alinhar a atuação dos colaboradores do país às novas diretrizes globais. Para isso, elegeu a área de Recursos Humanos para dar início às mudanças e escolheu o Estúdio Nômade para ajudar na missão.

 

Era preciso fazer o departamento refletir sobre a prática e se desenvolver como um agente de mudanças. Até então, o RH da Engie tinha como característica ser mais operacional do que estratégico, apenas reagindo a necessidades das diretorias.

 

A solução encontrada para orientar a atuação daquele setor com a nova visão estratégica da companhia foi a elaboração de um workshop. O evento, organizado e estruturado pelo Estúdio Nômade, reuniu 17 lideranças da área de Recursos Humanos de cinco segmentos diferentes de negócios do grupo. O encontro foi em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 23 e 24 de maio de 2017.

 

O Workshop Sinergia e Colaboração contou com diversas atividades dinâmicas de integração, conscientização e visualização, provocando o grupo a descobrir o que faz sentido e onde o setor tem mais potencialidade para se desenvolver.  Os participantes se conectaram e, juntos, tomaram consciência de que tipo de Recursos Humanos querem ser, onde querem chegar e de que maneira podem atingir os objetivos.

_

Atividades dinâmicas que aconteceram durante o workshop com as lideranças do RH.

O evento foi dividido em quatro linhas de conteúdo: "Que RH queremos ser?", que tinha a intenção de buscar construir uma nova versão da área; "Atividades e recursos disponíveis", em que se discutiu o que pode ajudar na caminhada; "Inovação orientada pelo propósito", em que foi construído um painel com possibilidades para o RH que a empresa deseja ter; e "Espaços de Aprendizagem", que avistou oportunidades para o desenvolvimento de novos processos.

_

Fluxo do processo de descoberta trabalhado com o time de RH Engie Brasil, onde ajudamos a criar os direcionamentos e orientações para a equipe se desenvolver como um agente da mudança na organização.

Após diferentes exercícios, diversas expressões do grupo foram organizadas em um painel de possibilidades, juntamente com contribuições de inovação identificadas pela equipe do Estúdio Nômade. O workshop gerou ainda um relatório que foi entregue para a Engie, com um compilado analítico sobre o que foi vivido no período do evento e uma orientação de possíveis ações a serem tomadas.

_

Uma das ferramentas utilizadas no workshop foi o Mapa Mental, que teve três perguntas disparadoras: O que é um mundo sustentável? / O que é energia para mim? / Como eu me vejo neste futuro?

"

A Nômade traz como proposta uma abordagem bastante humanizada das organizações, trazendo esse olhar para todas as atividades desenvolvidas na interação com o grupo. O material entregue pós workshop, com a consolidação das vivências foi de altíssimo nível e nos ajudou a manter no radar as reflexões  realizadas nos dois dias de interação.”

Simone Barbieri, diretora de RH da Engie Brasil