O desafio inicial
O desafio do Rally Outback foi a integração dos times que trabalham em diferentes áreas do restaurante, principalmente, para ampliar a capacidade do trabalho coletivo. O desenvolvimento de empatia entre as pessoas e áreas do restaurante
foi o elemento chave.
O resultado
A atividade gerou empatia e conexão entre os colaboradores. Com uma visão integrada, ficou de lado o comportamento onde cada um olhava apenas para a sua parte e perde a dimensão do todo.
A INTEGRAÇÃO DESENVOLVENDO EMPATIA E COLETIVIDADE
O fator humano, cada vez mais, tem sido levado em consideração em qualquer ambiente organizacional, principalmente em empresas que têm a satisfação do cliente final como foco, o que é o caso do Outback.
Com uma rede contendo 100 filiais espalhadas por 15 estados pelo Brasil, o Outback tem um compromisso com a qualidade e preza para que todos seus restaurantes tenham um serviço de excelência padronizado, mas com regiões, colaboradores e públicos diferentes, cada unidade possui suas particularidades. A Nômade chegou com o compromisso de alinhar os processos, colocando o colaborador enquanto protagonista das práticas e relações de trabalho, criando um senso de integração e ampliando o potencial do coletivo.
Chamado de Rally Outback, o treinamento foi realizado na unidade Moema, na cidade de São Paulo, restaurante que é um dos mais antigos e de maior importância do Outback no país, recentemente assumindo o protagonismo enquanto laboratório de inovação da marca no Brasil.
O storytelling exercitou a empatia através de uma atividade fluida entre as estações de trabalho
O Rally Outback recebeu este nome por ser um exercício que convidava os colaboradores para “navegar” pelos mais diversos setores da empresa, conhecendo situações cargos e práticas de trabalho diferentes das suas. Foi proposto um percurso dividido por 12 estações.
Associando técnicas de storytelling e ferramentas de diálogo criativo, a Nômade utilizou de histórias em quadrinhos e perguntas provocativas para estimular a reflexão e a troca de experiências. Os grupos receberam um roteiro bem definido e realizavam o passo a passo para vencer cada etapa do percurso.
O Rally Outback aconteceu nas dependências do próprio restaurante com uma duração total de 3h30, envolvendo a participação de 120 pessoas, ou seja, todos funcionários do Outback Moema. Uma grande atividade de integração, despertando a inteligência coletiva para melhor operar o negócio.
_
Workshop realizado com a equipe.
Sobre uma equipe mais integrada e empática
"
A ideia do Rally foi incrível. Legal ver o pessoal da cia participando, estando lá uniformizados como a gente; nos fazendo entender as necessidades dos outros colegas de trabalho; a competição contando pontos e a premiação."
Natalia Campanini
A atividade resultou de forma surpreendente em diversos fatores. Foi possível observar que, muitos dos colaboradores, tinham pouca noção sobre o que se passava em setores alheios ao seus. A atividade contribuiu para que os profissionais olhassem com mais atenção outros e tratassem com maior cuidado uns aos outros, proporcionando uma mais empatia e senso de grupo.
Foi possível entender também a importância que um trabalho bem feito tem para que o sistema como um todo funcione da melhor forma. A atividade ajudou a gerar empatia e a conectar as pessoas com uma visão integrada, pois é comum que se olhe apenas para sua função e acabe perdendo a dimensão do processo como um todo.