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ANO 2019
TÍTULO DO CASE
GRUPO RITTO
O QUE MOTIVA AS PESSOAS A SE DESLOCAREM DE UM LUGAR A OUTRO PARA VIVER UMA EXPERIÊNCIA COLETIVA DE IMERSÃO E INTERAÇÃO?
DESAFIO INICIAL
Uma tradicional produtora de eventos da Região Sul nos apresentou o desafio de repensar seu posicionamento e serviços, e fazer isso a partir de uma pesquisa imersiva nos aproximando de seus clientes mais fiéis para mapear fatores que influenciam uma boa experiência de marca.
RESULTADO
Lorem Ipsum
OVERVIEW DO PROJETO
ETAPA
RECONHECIMENTO
PESQUISA ETNOGRÁFICA
ETAPA
AMPLIAÇÃO E COCRIAÇÃO
NORTEADORES ESTRATÉGICOS
PESQUISA NETNOGRÁFICA
PROPOSTA DE VALOR
ETAPA
EXPERIÊNCIA
ARQUITETURA DE MARCA
NOVOS PRODUTOS/SERVIÇOS
WS DE COCRIAÇÃO
BRAND KEY
NAMING
DIAGNÓSTICO
DE PROPÓSITO
IDENTIDADE GRÁFICA
EXPERIÊNCIA
POSICIONAMENTO
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WHY WE PARTY?
PESQUISA ETNOGRÁFICA E NETNOGRÁFICA DE RECONHECIMENTO
Uma exploração viva sobre por que, afinal, nos reunimos para "festejar"? Através de metodologias do design e da psicologia sistêmica, desenvolvemos um conjunto de workshops, pesquisas quanti e quali, observação participante e o Cultural Hacking, um método que propõe a coleta de dados gerados pelo próprio usuário através de dispositivos móveis, que em tempo real, compartilha as suas percepções sobre a experiência e o contexto vivido.
ESTRATÉGIA
Fazer uma pesquisa em um ambiente completamente inapropriado para uma escuta, como é o caso de uma festa noturna, era um desafio que influenciou a maneira que poderíamos nos aproximar dos usuários para captar informações essenciais e insights norteadores para o projeto, de forma que não perdêssemos a espontaneidade das pessoas no momento da festa por conta da presença de um pesquisador. Eis que surgiu a ideia da captação das informações a partir das próprias experiências individuais e relatos dos clientes no momento da festa. Através de um grupo de transmissão via whatsapp os participantes recebiam desafios de observação em troca de benefícios para curtirem o evento, além de participarem de momentos coletivos de cocriação e exploração de ideias.
AMPLITUDE
30 JOVENS EMBAIXADORES
compartilhar as suas percepções e análises durante as festas
COCRIAÇÃO COM A PRODUTORA E PÚBLICO
3 MESES
+ 1500 RESPOSTAS QUALI
cruzadas com o todo o material coletado nas trocas com os embaixadores.
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POSICIONAMENTO
A escuta ativa e a cocriação foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Envolver o usuário no compartilhamento de informações garantiu uma maior apropriação de conceitos e insights consistentes para a consolidação de ideias e melhorias dos serviços oferecidos.
A interpretação de todo o estudo impactou diretamente no reconhecimento do propósito da marca, onde foi possível traduzir uma busca constante do negócio em construir experiências e valor compartilhado através de eventos que materializam uma verdade genuína. Aspectos como transparência, proximidade e a entrega de um serviço com excelência são a tradução deste propósito que conduz a promoção de eventos verdadeiros e memoráveis.
ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DO PROPÓSITO
A partir dessa tomada de consciência, direcionamos o projeto para o desenvolvimento do posicionamento da marca da produtora, como dimensões de valor, proposta de valor, brand key, naming e identidade visual. Assim nasceu o grupo Ritto.
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GRUPO RITTO
Tem origem na palavra Ritual. Ao longo da história da humanidade, os ritos são praticados nas mais variadas culturas, apresentando o que há de mais essencial em seus costumes e tradições. Serve para marcar um momento importante, ou tornar consciente uma mudança.
Uma marca de eventos não poderia ser diferente, pois tem como propósito “promover encontros, verdadeiros e memoráveis”.
ENTREGA
Além de uma nova identidade, entregamos uma nova experiência de marca. Esta deixou de ser apenas uma produtora e passou a ser um grupo especializado em desenvolver soluções em entretenimento com verdade e transparência. O projeto foi importante para que a produtora se reconhecesse como este grupo e como diferencial dentro do mercado concorrente. A nova identidade, a arquitetura de marca e as novas propostas de experiências e produtos/serviços inspiraram a renovação do negócio, que foi formalizado por meio de um MVP desta nova forma de atuação.
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