• Nômade

Redefinindo competências e desempenho para um reconhecimento ágil e transparente



Nos últimos anos, experienciamos diversas ressignificações no mundo do trabalho e na sociedade, sendo assim, a gestão de carreira não é mais linear. Construir a possibilidade de feedbacks ágeis e a clareza das atitudes comportamentais e desenvolvimento técnico de cada posição é essencial para manter os talentos motivados e alinhados com a cultura da empresa. A Bioseta encarou esse desafio para gerar um novo sistema de remuneração e reconhecimento.


A Bioseta é uma empresa familiar que atua há mais de 30 anos em serviços de biossegurança ambiental, com processos voltados para a qualidade da água, qualidade do ar, sanitização de ambientes, tratamentos fitossanitários e de resíduos e controle de vetores e pragas urbanas.


Para dar início à transformação da metodologia da Bioseta, partimos da identificação de necessidades de melhoria, para então propor o desenho de um novo processo, não apenas no conteúdo, mas também na forma. Consideramos a viabilidade executiva, entendendo a capacidade instalada e alguns elementos de aprimoramento.


Para conseguir maior assertividade nos objetivos de engajamento, desenvolvimento de talentos e melhoria dos serviços, é importante separar o trabalho com as competências, centradas no comportamento, das ações de desempenho, que oferecem premiação salarial e têm foco no resultado de performance.



Desenvolvimento de pessoas = sistema de gestão + práticas diárias


A partir do AS-IS (visão dos processos atuais), sugerimos um redesenho que une tecnologia, estratégia e mindset com três camadas de avaliação. A primeira trabalhando de forma ampla o fortalecimento da cultura e estímulo ao feedback contínuo e informal, a segunda com foco nos conhecimentos, habilidades e atitudes. Por fim, ajudamos nas orientações para definição de metas de performance e resultado de cada equipe, OKRs personalizadas e avaliadas como parte do sistema.


Essa revisão completa impacta diretamente nas práticas diárias de todos os colaboradores, que podem compreender com clareza os valores comuns da empresa e as necessidades específicas para o seu desenvolvimento profissional, conhecendo a fundo os indicadores coletivos e individuais. A estruturação que foi realizada, permitiu a configuração adequada da ferramenta digital adotada pela empresa para disponibilizar aos colaboradores.


"Entendemos que o resultado foi alcançado com êxito, a Nômade nos deixou não somente um conjunto de ferramentas, é perceptível que a transformação não foi somente digital, mas cultural, com as pessoas mais abertas ao novo, ao diferente e às dificuldades, exatamente o que buscávamos desenvolver no time para transcender a pandemia." Bruno Osorio - Sócio-Diretor

A frequência, o formato e a metodologia da aplicação foram totalmente adaptadas à realidade do cliente, possibilitando maior engajamento e uso prático das ferramentas.



Esse case é uma versão customizada do nosso produto Gestão de Desempenho, conheça mais em nosso site. Se você quiser saber mais sobre como uma transformação na avaliação de desempenho impacta positivamente a sua empresa, fale diretamente com nosso atendimento.





12 visualizações