2016
ECOFROTAS
(hoje Ticket Log)
Estratégia de
expansão mercado
PMEs
Especialidade
_ Design de Serviços
Resultado
Atualizamos a proposta de valor para PMEs e do sistema digital da Ecofrotas, além de definições de personas, que nortearam a nova estratégia dos setores comercial e de comunicação da companhia.
Através do design estratégico, a companhia conseguiu ajustar a estratégia de serviços para conquistar pequenas e médias empresas, uma vez que já são líderes de mercado voltados para grandes empresas.
"A Nômade trouxe confiança para a minha própria equipe construir este tipo de projeto. As reuniões de trabalho praticamente se caracterizam como uma aula. Todos aprenderam."
Bruna Trierweiler, gerente de marketing da Ticket Log
Oferta de Valor
Um trabalho intensivo de design estratégico foi realizado para que a companhia pudesse ajustar a oferta de valor dos serviços para um contexto de empresas menores. Após entender como pensa aquele segmento de público, foram definidos setores alvos (estratégia de segmentação) a fim de que a Ecofrotas pudesse avançar na prospecção.
Grandes companhias precisam se reinventar
Grandes companhias precisam manter a competitividade no nicho que conhece e domina, mas sempre estando vigilante para as possibilidades de expansão dos negócios para outros públicos e mercados. No início de 2016 a Ecofrotas, companhia que mais tarde seria comprada pela Ticket e passaria a se chamar Ticket Log, procurou o Estúdio Nômade com um desafio. Já era líder de mercado em fornecimento de sistema de gestão de frotas para grandes organizações, mas tinha a consciência de que precisava ajustar sua oferta de serviços para conquistar também as pequenas e médias empresas (PMEs), de acordo com as necessidades desse mercado.
_ Workshop de cocriação.
Foto: Renan Constantin
Nosso Processo
Mapeando e compreendendo as reais dores dos clientes:
WORKSHOPS E DIÁLOGOS ESTRATÉGICOS COM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Escutar o público-alvo e cocriar com ele simultaneamente, a fim de entendê-lo e orientar a oferta de valor. Durante os workshops e diálogos estratégicos com clientes, as conversas exploravam todas as funcionalidades que o sistema digital deveria oferecer. Com isso, um novo sistema foi cocriado respeitando as necessidades dos usuários.
PERSONAS
Entregamos definições de diversas personas, que são representações fictícias baseadas em perfis de clientes reais ou potenciais. Esses dados nortearam toda a estratégia de comunicação da companhia, reorientando ainda o trabalho de atuação e approach do time comercial. Após cinco meses de projeto, a Ecofrotas conseguiu atualizar a proposta de valor para entrar no mercado de PMEs.
NOVAS ESTRATÉGIAS COMERCIAIS
Novos indicadores comerciais foram cocriados, com novas orientações de trabalho para a equipe comercial. Assim se trabalhou a construção de posicionamento de mercado e de comunicação. Como parte do processo, foi desenhado um mapa de pontos de contato para que a oferta fosse disponibilizada, customizada por persona, em quatro macroprocessos de comunicação: atração, venda, uso e relacionamento. Puderam ser montados, por exemplo, planos diferentes de comunicação para cada tipo de persona. Do mesmo modo, os processos de marketing foram customizados. Conforme a Nômade ia colaborando com informações através do design estratégico, a Ecofrotas consolidava e adaptava os conhecimentos em planos comerciais, marketing e comunicação.
_ Mapa com as regiões onde foram realizadas os diálogos estratégicos e a cocriação + Uma das personas desenvolvidas e identificados como foco da solução para as PMEs.
*Alguns textos da persona foram modificados para preservação do conteúdo estratégico da Ecofrotas.
_ O projeto foi estruturado através de um Fluxo Projetual para chegar na solução ideal.