Especialidade
_ Alinhamento cultural
Resultado
Descoberta do Propósito da linha de negócios Fleet & Mobility Edenred Brasil (Ticket Log, Repom e ESPP) e desenvolvimento estratégico de dispositivos operacionais que por meio de uma plataforma orientam a sustentação do Propósito nas práticas do negócio.
O Propósito é algo que já existe na organização, ele precisa ser descoberto e despertado. Não se inventa e não se impõe que seja praticado.
É preciso entender o que significa ter um Propósito para, assim, assumir um desejo coletivo de transformação. Facilitamos esse projeto junto aos gestores, colaboradores e outros stakeholders da Ticket Log, trazendo maior clareza para o sentido da operação da organização.
_ Fluxo projetual baseado nos 3 ciclos de maturação do projeto.
Descritivo do Projeto
Ao longo de 7 meses, facilitamos a descoberta do Propósito da linha de negócios Fleet & Mobility Edenred Brasil (Ticket Log, Repom e ESPP). O tema propósito surgiu naturalmente, e foi uma consequência das interações e indagações sobre o posicionamento vigente das marcas. Essa dor foi exposta pelos gestores: um desconforto em estar repensando uma marca, mas não ter claro o propósito dela. Surgiram uma série de "questionamentos existenciais" sobre a Fleet & Mobility - essa falta de clareza, em qualquer organização, dificulta o alinhamento cultural dos colaboradores e faz não ser claro o porquê das atividades realizadas. Nossa atuação envolveu o desenvolvimento estratégico de dispositivos operacionais que por meio de uma plataforma orientam a sustentação do Propósito nas práticas do negócio.
Desafio Inicial
RECONECTANDO COM A SUA ESSÊNCIA PARA OLHAR O FUTURO
Assim como nas pessoas, o Propósito é algo que já existe na organização, precisa ser descoberto e despertado. Não se pode inventar ou o impor para que seja praticado, ele precisa emergir. É necessário entender o que significa ter um Propósito para, assim, assumir um desejo de transformação. Nosso trabalho com a linha de negócios Fleet & Mobility (que é formada pelas empresas Ticket Log, Repom e ESPP do grupo Edenred Brasil) é a afirmação disso.
O problema inicial do projeto era construir uma plataforma de sustentabilidade. Na medida em que o projeto foi acontecendo, entendeu-se que não fazia mais sentido desenvolver uma plataforma de sustentabilidade, era preciso ir além. Era necessário entender o PROPÓSITO. Entender o que movia a empresa, resgatar o sentido e o significado do fazer da organização, para se ter clareza do Propósito.
Nosso Processo
Iniciamos o projeto a partir de diálogos com as lideranças das empresas sobre o desafio recebido e, assim, surgiu a parte mais interessante do projeto: a necessidade de falar sobre seu Propósito Massivo Transformador (do inglês: MTP - massive Transformative Purpose). Esse foi o momento decisivo para o início do trabalho de descoberta e construção do Propósito da F&M.
O projeto foi então estruturado em três ciclos de maturação, estes se renovaram e evoluíram conforme o andamento das atividades. Cada ciclo foi composto por:
_ entrevistas e workshops com público interno e externo,
_ uma profunda netnografia que investigou o mercado e projetos relacionados à mobilidade.
_ encontros de metaprojeto com a equipe (Fleet Mobility + Nômade) para discussões, alinhamentos e orientações no andamento dos ciclos.
Aprofundamos o entendimento e oportunizamos momentos-chave para o avanço na descoberta do Propósito:
IMERSÃO COM AS LIDERANÇAS
workshop desenvolvido com uma série de dinâmicas projetivas para mobilizar a visão e entender o significado desse Propósito para eles.
DIÁLOGOS COM OS STAKEHOLDERS
conversas com clientes de diferentes segmentos, com a rede credenciada (postos de combustível), fornecedores (como nós), entidades de interesse (representantes da sociedade civil) e uma diversidade de colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Tudo isso para entender a visão deles e o que significaria um Propósito para eles.
PROCESSAMENTO DOS DADOS
As diferentes informações coletadas junto às principais lideranças foram sendo trabalhadas para se ter a identificação dos elementos mais relevantes no “fazer do negócio”, desenvolvendo um entendimento semântico dos potenciais atributos da marca, por meio de um processo de modelagem da informação e dos conceitos.
CODESIGN
Após os momentos de escuta e cocriação, nos quais se materializou o Propósito, foi iniciado uma fase de validação. Diferentes níveis de colaboradores foram envolvidos em um processo de Design Colaborativo, no qual as informações eram validadas de acordo com sua real conexão com o dia a dia. A validação se deu por meio de ferramentas e frameworks de cocriação, compartilhadas com as equipes das lideranças, para validar o desenvolvimento. As percepções, captadas de múltiplas vozes, permitiram mapear nuances e aspectos essenciais para evolução do Propósito. Dessa forma, surge um conceito que foi descoberto e cocriado de forma legítima, envolvendo diferentes níveis de colaboradores. Seu sentido tem repercussão em toda a organização.
IMPLEMENTAÇÃO
colocar na prática do negócio essa mensagem aspiracional. Por isso, formalizamos a intenção/necessidade de desenvolver a Plataforma de Propósito, um dispositivo operacional para gestão da mudança, que orienta e facilita o processo de apropriação das novas práticas oriundas do propósito.
_ Workshop de cocriação do propósito com as principais lideranças Fleet & Mobility.
Junto ao cliente, descobrimos o propósito da vertical de soluções Fleet & Mobility:
Valorizar o tempo das pessoas para aproveitar mais e melhor a vida!
A partir dessa frase, desdobramos ações que desenvolvemos uma plataforma que orienta a sustentação do Propósito nas práticas do negócio. A Plataforma funciona como uma ferramenta interativa, aberta e colaborativa para todos da empresa participarem. Possui uma metodologia própria criada pela Nômade, adaptada ao funcionamento da empresa, que se sustenta em quatro camadas:
01
Essência
O conjunto de comportamentos que precisam ser desenvolvidos com os colaboradores da organização.
02
Ações
Práticas de gestão e relacionamento (internas e externas). Uma composição de premissas e diretrizes que orientam atitudes e inspiram uma cultura única dos colaboradores.
03
Sonhos
Produtos e soluções que entregam o propósito, fortalecem a intenção transformadora da empresa e oferecem potencial claro de sustentação ou incremento da rentabilidade financeira.
04
Iniciativas
Ações de relacionamento e experiência para público interno e externo que reforçam o propósito de transformação, contribuem com a melhoria da qualidade de vida e valorização da marca. As iniciativas não possuem foco de retorno financeiro.
Resultados
Propósito nas ações diárias da organização
_ Planos de Ação
_ Campanha de Comunicação
_ Descoberta e definição de pilares estratégicos
Entregamos um direcionamento muito claro, objetivo e organizado de como tirar o Propósito do papel, orientando a implementação do Propósito nas ações diárias da organização. Para cada uma das quatro camadas, existem Planos de Ações detalhados e as pessoas responsáveis por efetivamente executar as atividades necessárias. Essas ações foram devidamente “embaladas” em uma campanha de comunicação e engajamento, com peças gráficas e ações específicas que estimulam reflexão e crítica, atitudes básicas para apropriação de sentido. Portanto, nesse processo, a Nômade entregou desde a descoberta e definição dos pilares estratégicos até as linhas de ação práticas para realizar o movimento de transformação para um negócio que é orientado por um Propósito. Todo esse conteúdo foi cocriado com os colaboradores, portanto as mudanças necessárias não foram inventadas, mas combinadas. É o resultado de um grande processo participativo.
Mensuração de Impacto
Sabemos que esse é um processo de longo prazo. Ele não acontece em um mês e, por isso, precisa ser monitorado. Para isso, entregamos também como resultado uma potente ferramenta de mensuração do seu impacto. Assim, é viabilizado o acompanhamento do impacto sistêmico que o Propósito gera na cultura da organização e na maneira como é feito o negócio.
_ Visualidade da Plataforma de Propósito..