top of page
2015

Laboratorio
de Inovação

Mercur

elementos visuais_azuis-07.png

Especialidade

_ Orientação da estratégia de inovação 

_ Processo de aprendizagem do colaborador

_ Gestão da Mudança

Resultado

O primeiro Laboratório de Inovação Social proposto por uma indústria no Brasil.

capa_labmercur.jpg
blur_04Ativo 8-8.png

Estruturação do Laboratório de Inovação Social, enquanto um espaço para a reinvenção da estratégia de inovação da indústria, de aprendizagem peer to peer dos colaboradores e relacionamento aberto com a comunidade na descoberta de soluções para melhoria da vida.

Equipe

O projeto contou com a integração de colaboradores da equipe do Sesi na etapa de escrita e aprovação do projeto do Edital.

"O Lab surgiu a partir da demanda de um espaço que permitisse o 'fazer com' as pessoas. Um espaço que provocasse a experimentação apoiado na cocriação e na cooperação, levando, futuramente, essas lógicas para os processos internos da empresa. (...) o grande diferencial do trabalho que vocês desenvolveram na Mercur, está na maneira como o fizeram. A Nômade é uma empresa de consultoria, mas uma consultoria diferente. Vocês construíram um processo de cocriação desde o início, nunca impondo ideias, mas desenvolvendo elas juntos.

João Vogt, Coordenador do LAB de Inovação Mercur

Laboratório de Inovação Mercur

_ Momentos de cocriação com os colaboradores.

elementos visuais_azuis-11.png
Primeiro
Laboratório de
Inovação

A Mercur é a primeira indústria do Brasil a criar um Laboratório de Inovação Social. O LAB, como é carinhosamente chamado, é um local para viver descobertas. Funciona como espaço de aprendizagem, onde as pessoas se desenvolvem a partir da troca de conhecimento, e também de cocriação em rede. O ambiente dá condições para a geração de novas metodologias e processos de inovação dentro e fora da indústria, focando sempre em fazer “COM” as pessoas, de forma participativa e colaborativa, e não mais “PARA” as pessoas.

Desafio
Inicial

Ao buscar uma nova forma de criar soluções, a fabricante de materiais derivados de borracha se uniu ao Estúdio Nômade para idealizar um espaço para ressignificar a relação com o colaborador da indústria e se aproximar da comunidade, e juntos cocriar soluções relevantes para todos. 

 

A concepção do Laboratório começou em 2013, quando a indústria sediada em Santa Cruz do Sul (RS) buscava alternativas para inovar na maneira como desenvolve as suas soluções. Foi então que a empresa se deparou com um edital do Senai/Sesi com o objetivo incentivar e viabilizar iniciativas de inovação. Era o pretexto que faltava para criar um projeto desse tipo.

 

Após um processo de construção e rodadas de discussão, que envolveram diversas pessoas entre o próprio Sesi, a Nômade e pesquisadores de Universidades, o projeto do Laboratório de Inovação Social da Mercur foi escrito, enviado e acabou sendo selecionado com uma das melhores pontuações daquele ano no Rio Grande do Sul. No ano seguinte, a iniciativa começou a ser colocada em prática e, em 2015, ganhou um espaço físico, funcionando em dois pavilhões que um dia abrigaram maquinário fabril.

Nosso Processo

O Laboratório de Inovação Social tem duas áreas de atuação, uma delas chamada de Aprendizagem e outra de Criação.
APRENDIZAGEM
Na Aprendizagem se estimulam diversas atividades ligadas ao “compartilhamento de conhecimento”, dedicada a ressignificar a relação do colaborador com a indústria e entre eles próprios, descobrindo e desenvolvendo novas habilidades.

Uma aprendizagem para a vida, pois age no comportamento das pessoas e permite o avanço de uma cultura de sustentabilidade na organização.
CRIAÇÃO

É onde acontecem os projetos ligados ao

desenvolvimento de novos produtos e serviços, a partir da cocriação entre Mercur e Comunidade (pessoas, profissionais e instituições), é a nova forma da empresa desenvolver o seu negócio. 

 

A atuação da empresa se dá por meio de projetos desenvolvidos a partir das Linhas de Trabalho (LTs).

As LTs são compostas por colaboradores de diferentes áreas e que colocam suas expertises à serviço da organização. Eles estudam temáticas ligadas aos segmentos de saúde e educação, buscando se relacionar com pessoas que possuem conexões, vivenciam e/ou possuem conhecimento acerca destes temas. Essa forma de trabalho proporciona mais fluidez nas relações de trabalho e nos processos de cocriação para o desenvolvimento de produtos e serviços.

A Nômade participou de todo o projeto, incluindo a concepção do espaço físico. Vem auxiliando no aprimoramento da experiência e funcionamento do LAB na relação com a empresa e com a comunidade. Além disso, foi responsável por formalizar a metodologia para as linhas de trabalho utilizadas. O esquema abaixo faz uma síntese do funcionamento do LAB.
elementos visuais_azuis-08.png
Laboratório de Inovação Mercur_2
blur_04Ativo 8-8.png

_ Estrutura do LAB Mercur e dos seus diferentes ambientes, que são adaptados de acordo com a necessidade da atividade.

Laboratório de Inovação_2

_ Oficinas de cocriação com a rede dos diferentes projetos que fazem parte do LAB.

Vantagens para a comunidade, indústria e colaboradores

Além de ser um ambiente criativo para a indústria e a comunidade desenvolverem processos e metodologia de pesquisa e desenvolvimento, o LAB também gerou novas linhas de trabalho que colocam a Mercur em contato direto com os usuários. Inicialmente aberto a colaboradores, o local cada vez mais faz com que a indústria se conecte à comunidade. Qualquer cidadão, instituição ou empresa interessada pode procurar o laboratório para participar de um projeto em andamento ou propor uma nova iniciativa. Além disso, o espaço promove rodas de conversa, encontros e eventos.

 

Os benefícios também são visíveis dentro da indústria. Ao usar ferramentas colaborativas, o Laboratório de Inovação Social modificou a cultura da empresa no modo de fazer as coisas. Os participantes relatam desde mudanças pessoais positivas como uma melhora na auto-estima por trabalhar na Mercur. Eles se sentem bem por fazer parte de uma empresa que valoriza as pessoas, suas histórias e seu conhecimento.

Referência de
transformação

O Sesi acompanha as atividades do LAB e tem a iniciativa como uma referência de transformação. A iniciativa vem transformando o jeito de a indústria atuar e serve como fonte de inspiração e exemplo a ser seguido por outras empresas.

 

A Mercur encontrou uma nova maneira de atuar, quebrando a lógica do jeito historicamente conhecido de ser indústria, dando condições de os trabalhadores serem criativos além do trabalho diário

elementos visuais_azuis-07.png
Laboratório de Inovação_2

_ Oficinas de cocriação com a rede dos diferentes projetos que fazem parte do LAB.

Quer saber mais detalhes 
desse projeto?

bottom of page