Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

Estúdio Nômade (CC.) 2018
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

LABORATÓRIO

DE INOVAÇÃO

MERCUR  

O desafio inicial

Encontrar alternativas para inovar em processos e formatos no desenvolvimento de soluções na indústria, envolvendo colaboradores e comunidade em cocriação de forma intersetorial e multidisciplinar.

O resultado

O primeiro Laboratório de Inovação Social proposto por uma indústria no Brasil, oferecendo aos colaboradores da Mercur e à comunidade um ambiente que promove a descoberta de soluções para melhoria da vida, com atividades diversas de aprendizagem e cocriação.

PARCERIA CRIA PRIMEIRO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO SOCIAL DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL

A Mercur é a primeira indústria do Brasil a criar um Laboratório de Inovação Social. Ao buscar uma nova forma de criar soluções, a fabricante de materiais derivados de borracha se uniu ao Estúdio Nômade para idealizar um espaço para ressignificar a relação com o colaborador da indústria e se aproximar da comunidade, e juntos cocriar soluções relevantes para todos.

 

O LAB, como é carinhosamente chamado, é um local para viver descobertas. Funciona como espaço de aprendizagem, onde as pessoas se desenvolvem a partir da troca de conhecimento, e também de cocriação em rede. O ambiente dá condições para a geração de novas metodologias e processos dentro e fora da indústria, focando sempre em fazer “COM” as pessoas, de forma participativa e colaborativa, e não mais “PARA” as pessoas.

 

A concepção do Laboratório começou em 2013, quando a indústria sediada em Santa Cruz do Sul (RS) buscava alternativas para inovar na maneira como desenvolve as suas soluções. Foi então que a empresa se deparou com um edital do Senai/Sesi com o objetivo incentivar e viabilizar iniciativas de inovação. Era o pretexto que faltava para criar um projeto desse tipo.

 

Após um processo de construção e rodadas de discussão, que envolveram diversas pessoas entre o próprio Sesi, a Nômade e pesquisadores de Universidades, o projeto do Laboratório de Inovação Social da Mercur foi escrito, enviado e acabou sendo selecionado com a melhor pontuação daquele ano no Rio Grande do Sul. No ano seguinte, a iniciativa começou a ser colocada em prática e,

em 2015, ganhou um espaço físico, funcionando em dois pavilhões que um dia abrigaram maquinário fabril.

_

Estrutura do LAB Mercur e dos seus diferentes ambientes, que são adaptados de acordo com a necessidade da atividade.

O Laboratório de Inovação Social tem duas áreas de atuação, uma delas chamada de Aprendizagem e outra de Criação. Na Aprendizagem se estimulam diversas atividades ligadas ao “compartilhamento de conhecimento”, dedicada a ressignificar a relação do colaborador com a indústria e entre eles próprios, descobrindo e desenvolvendo novas habilidades. Na área de Criação é onde acontecem os projetos ligados ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, a partir da cocriação entre Mercur e Comunidade (pessoas, profissionais e instituições), é a nova forma da empresa desenvolver o seu negócio. Nessa área já existem duas linhas de trabalho. A primeira delas é voltada para problemas de autonomia nas Atividades da Vida Diária (AVDs) e é resultado de uma proposta do projeto Diversidade na RuaA linha resultou no lançamento de produtos específicos para esse público, visando facilitar tarefas diárias e dar mais autonomia. Já a segunda linha de trabalho trata de Reabilitação, que se encontra em fase de exploração de campo para reconhecimento das necessidades reais e definição do problema e oportunidades.

_

Oficinas de cocriação com a rede dos diferentes projetos que fazem parte do LAB.

A Nômade participou de todo o projeto, incluindo a concepção do espaço físico. Vem auxiliando no aprimoramento da experiência e funcionamento do LAB na relação com a empresa e com a comunidade. Além disso, foi responsável por formalizar a metodologia para as linhas de trabalho utilizadas. O esquema abaixo faz uma síntese do funcionamento do LAB.

_

Visualização do funcionamento do LAB Mercur e dos seus desdobramentos de projetos.

Vantagens para a comunidade, indústria e colaboradores

Além de ser um ambiente criativo para a indústria e a comunidade desenvolverem processos e metodologia de pesquisa e desenvolvimento, o LAB também gerou novas linhas de trabalho que colocam a Mercur em contato direto com os usuários. Inicialmente aberto a colaboradores, o local cada vez mais faz com que a indústria se conecte à comunidade. Qualquer cidadão, instituição ou empresa interessada pode procurar o laboratório para participar de um projeto em andamento ou propor uma nova iniciativa. Além disso, o espaço promove rodas de conversa, encontros e eventos.

 

Os benefícios também são visíveis dentro da indústria. Ao usar ferramentas colaborativas, o Laboratório de Inovação Social modificou a cultura da empresa no modo de fazer as coisas. Os participantes relatam desde mudanças pessoais positivas como uma melhora na auto-estima por trabalhar na Mercur. Eles se sentem bem por fazer parte de uma empresa que valoriza as pessoas, suas histórias e seu conhecimento.

_

Momentos de cocriação com os colaboradores.

Um exemplo disso é o projeto Paranosco, que consiste na formação de um grupo de colaboradores responsáveis por áreas técnicas da empresa com o objetivo de eles encontrarem de forma coletiva as melhores soluções para processos de produção do dia a dia. Com encontros quinzenais, os participantes fortalecem sua capacidade de liderança e de espírito coletivo e passaram a trabalhar de forma mais unida e integrada, conseguindo solucionar problemas.

 

Atualmente, o Sesi acompanha as atividades do LAB e tem a iniciativa como uma referência de transformação. A iniciativa transformou o jeito de a indústria atuar e serve como fonte de inspiração e exemplo a ser seguido por outras empresas.

 

Como tudo que é novo e disruptivo, o Laboratório de Inovação Mercur ainda precisa de um tempo até que seja totalmente absorvido pelos colaboradores e a comunidade. O fato é que a Mercur encontrou uma nova maneira de atuar, quebrando a lógica do jeito historicamente conhecido de ser indústria, dando condições de os trabalhadores serem criativos além do trabalho diário.


Para saber mais sobre o Laboratório de Inovação ou propor uma nova atividade, clique aqui.