2020

Novos Futuros:

Multi-Plataforma para estimular interesse e desenvolvimento
de novas competências

elementos visuais_azuis-11.png

ENGIE Brasil

Especialidade

_ Design Organizacional

Resultado

Conteúdo autoral que impactou mais de 2.000 colaboradores da ENGIE Brasil 

Ilustras.png

Novos Futuros: 
Uma multi-plataforma de aprendizagem que vem impactando na cultura organizacional e no desenvolvimento de mais de 2.000 colaboradores da ENGIE Brasil

"É realmente inspirador ver as pessoas falando sobre suas paixões e vocações. Acredito que aprendemos muitos uns com os outros, que a troca é fonte de sabedoria. [...] Por mais #paposincero em nossos times, famílias, círculos de amizade.
Jonathas Albano Jonathas (ENGIE Brasil Participacoes Ltda)

blur_04Ativo 8-8.png

_ Plataforma Novos Futuros na intranet ENGIE

Uma plataforma para despertar a curiosidade pela mudança

Os efeitos gerados pela pandemia ajudaram a acelerar um processo de transformação que já estava em curso, o que tornou ainda mais urgente a necessidade de preparação para mudanças nos modelos e práticas da relação entre trabalho e vida. A ENGIE é uma empresa focada em Geração e Soluções em energia, com diferentes linhas de negócios, e conta com mais de 3.000 colaboradores, distribuídos em todo o Brasil.

 

Um dos seus grandes desafios é criar unidade e alinhamento na sua própria cultura organizacional para obter o engajamento nos processos de trabalho e desenvolvimento dos colaboradores, fortalecendo a atuação da empresa como um todo. Foi pensando nisso que a Nômade, junto à ENGIE Brasil, iniciou o desenvolvimento de um canal com diferentes formatos em texto, áudio e vídeo (síncronos e assíncronos), direcionados para que todos os colaboradores entrassem em contato com conteúdos pensados para despertar a sua curiosidade pela mudança e o seu interesse no desenvolvimento de novas competências, hoje tão necessários para o futuro.

Holding-Hand-Smart-Phone-Mockup.png

_ Stickers desenvolvidos para o grupo de WhatsApp

Valorizando o tempo do colaborador

O desafio que a Engie apresentava frente às circunstâncias era a mudança de comportamento, aprendizagem de novas competências, abertura para novos modelos mentais e de negócio. Um dos pontos mais sensíveis do projeto foi lidar com a "falta de tempo" e o excesso de atividades que os colaboradores já são envolvidos. Logo, surge o questionamento: Como oferecer algo que é necessário sem gerar mais ansiedade em relação ao volume de informações que as pessoas já?

Nosso Processo

A estratégia usada foi nos aproximarmos dos gestores de Pessoas e Cultura, que vivem o dia a dia operacional das unidades do negócio, trazendo-os para perto do projeto, com a intenção de envolvê-los na formatação dos conteúdos e da linguagem. Assim, foi possível identificar que o primeiro conteúdo deveria ser direcionado para contextualizar o público em relação aos benefícios de uma  aprendizagem informal, proposta pelo canal. Depois, a dedicação foi direcionada para nutrir a plataforma. Procuramos passar uma compreensão ampla das dimensões que compõem a cultura do “Jeito ENGIE de Liderar” (proposta pela empresa), e das novas competências, considerando uma visão integral do ser humano. Para isso, distribuímos os conteúdos em três camadas de aprofundamento.
frames-gif.gif
MASSA CRÍTICA
Durante o período inicial, os canais do projeto “Novos Futuros” foram atualizados semanalmente, com o lançamento de conteúdos originais em diferentes formatos. Desse modo, oferecemos uma “massa crítica” de assuntos para que a navegação do usuário ganhasse profundidade e consistência. Considerando apenas conteúdos assíncronos em um primeiro momento, sem a exigência de agendas fixas dos colaboradores.
ATIVAÇÃO DE REDE
O passo seguinte foi iniciar um relacionamento próximo com aqueles colaboradores que se mostraram mais interessados nos conteúdos, ativando sua contribuição para divulgar e trazer mais usuários. Junto desse movimento, iniciamos a organização de Ciclos Temáticos, focados em assuntos específicos para serem aprofundados ao longo de um período de tempo maior, com atividades ao vivo (síncronas) online, para que as pessoas mais interessadas pudessem se aprofundar no processo.
Lançamento-17.png
Um projeto em pleno vapor!

Hoje, Novos Futuros Engie já é uma plataforma reconhecida pelos colaboradores e vem ganhando cada vez mais participantes em suas diferentes mídias e formatos de encontros. As turmas de workshops e os webinars estão sempre lotados, com lista de espera. Já foram abertos novos canais de interação horizontal (grupos no Yammer da empresa e WhatsApp) para possibilitar trocas espontâneas. Assim, acreditamos que criamos um movimento verdadeiro de transformação, motivado pelas pessoas que fazem a empresa acontecer diariamente, e que podem aprender e trocar experiências significativas.

_ Conteúdos segmentados em temáticas dentro da plataforma Novos Futuros

MacBook-Pro-16.png
Lançamento-16.png
mockup-workshop.png
mockup folder.png

_ Aulas síncronas com professores convidados e infográfico com a curadoria de conteúdos

Depoimentos de quem presenciou este impacto 
"Incrível!!! Essa página "aquece meu coração", pelo fato de ver uma iniciativa que mostra que a empresa está refletindo e buscando formas diferentes para agir nesse Novo Futuro. Ela não tem todas as respostas, nem nós, por isso precisamos refletir e construir isso juntos. O momento é muito propício, esse recolhimento forçado devido a pandemia colocou muitas pessoas no estado de reflexão e, assim como eu, creio que estamos entendendo que manter o nosso jeito de fazer para algumas questões não é sustentável para nós no futuro. Parabéns pela iniciativa ;)

Suellem Silva - Colaboradora da ENGIE Brasil Energia (EBE - empresa do grupo)
"É necessário se reinventar a cada ano, o mundo no século XXI possui mudanças a todo momento. 

Marcello Matz
- Colaborador da TAG (empresa do grupo)
"Que ótima iniciativa!! Com todas ações deste canal sem dúvidas está sendo um estímulo para meu aprendizado.

Jorge Evandro Colaborador da
ENGIE Brasil Energia (EBE - empresa do grupo)

Novos Futuros é restrito aos colaboradores ENGIE em sua intranet no sharepoint. Porém, estamos experimentando um canal aberto no Spotify, com podcasts. Você pode conferir os conteúdos entrando lá!

elementos visuais_azuis-11.png

Quer saber mais como iniciar um processo de transformação cultural e desenvolvimento de pessoas em sua empresa?