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Review Case MOV: Criação do branding para uma nova marca, envolvendo orientação de atributos, posicionamento, naming
e identidade visual

Como criar uma nova marca de ferragens de móveis, com uma linha de produtos voltada para um mercado de alta escala e considerado mais popular? Como ocupar uma lacuna em um mercado de maior sofisticação, a partir do relacionamento direto com marceneiros?

Esses eram os questionamentos da Albras, a maior fabricante de dobradiças e corrediças das Américas, ao decidir expandir o seu mercado e buscar a Nômade para auxiliar nas soluções.

Specialty

_ Posicionamento de marca
_ Identidade Visual
_ Diretrizes de comunicação

Result

Desenvolvimento do branding da nova marca, com orientação de atributos, posicionamento, naming e identidade visual, com aplicações em pontos chave de contato, tais como materiais de escritório, caixas, e-commerce, um portfólio funcional e um radar de novidades sempre atento às principais inovações de mercado.

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To strengthen the ability of the group of new retirees to share their experiences, recognize feelings and welcome difficulties, we created a customized solution capable of connecting, valuing and marking the transition.

 

We developed a trail with dynamic encounters, using an online and interactive platform. The focus of these meetings was to generate conditions for participants to receive content, exchange experiences and express their opinions.

 

We started with the elaboration of a guide of good practices to guide the meetings. This was previously made available to managers and then to the group of new retirees.

 

Afterwards, we started a process of emotional support, consisting of an "interactive class" on longevity (among other related topics) with specialists; and a special invitation to a dynamic of recognition in the form of a workshop, where the members told stories of their trajectory, reconnected with past sensations and expressed wishes for fulfillment for the future.

 

During the stages, we collected original content on the topic and delivered documentary material, offered as a farewell gift, a souvenir notebook and a tribute plaque. This celebration kit was delivered at the closing meeting.

Desafio

O mercado atual de móveis e ferragens possui uma extensão de marcas já conhecidas pelo público alvo: os marceneiros, arquitetos, revendedores e indústria de móveis planejados. Contudo, após análises técnicas, identificamos que a comunicação dessas marcas é caracterizada por uma linguagem muito complexa e distante do seu público.

Com este cenário em mente, o desafio do time Nômade foi desenvolver uma estratégia de marca que transmitisse um alto conhecimento técnico, mas de forma didática e simples, criando uma conexão mais próxima com seus públicos.

Nosso propósito final foi transmitir segurança técnica e sofisticação, que se traduziu em uma identidade visual minimalista, que se adapta facilmente a diversos meios e pontos de contato de expressão.

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_   Recognition Dynamics performed on a digital platform

O projeto

A MOV nasceu da paixão pela engenharia, da intenção de dar vida ao móvel, facilitando seu movimento, e da necessidade de garantir a melhor experiência tanto para quem usa, quanto para quem produz os móveis.

Vai muito além de fornecer ferragens, é também oferecer uma relação de parceria e confiança técnica. Com a construção da marca, buscamos preencher lacunas que existem atualmente no mercado brasileiro e trazer representatividade com uma marca nacional — em um mercado em que marcas internacionais representam o padrão de alta qualidade em ferragens —, que irá oferecer recursos inteligentes de ponta a ponta para clientes e usuários.

Para isso, as soluções propostas pela Nômade foram:

Criação do branding para uma nova marca, envolvendo orientação de atributos, posicionamento, naming e identidade visual, com aplicação em pontos chave de contato, tais como materiais de escritório, caixas, e-commerce, um portfólio funcional e um radar de novidades sempre atento às principais inovações de mercado.

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Para desenvolver a marca, o primeiro passo foi realizar uma pesquisa de mercado detalhada. Começamos entendendo o contexto com base em dados e compreendendo o papel das ferragens no dia a dia das pessoas. Em seguida, mapeamos macrotendências por meio de relatórios de especialistas e entrevistas com makers, que são marceneiros que acreditam que as pessoas devem ser capazes de construir e reparar objetos com as próprias mãos em um ambiente colaborativo. Após essa fase inicial de entendimento, buscamos compreender os concorrentes diretos e inspiracionais, finalizando a análise em uma matriz de posicionamento e uso de palavras inspiradoras que poderiam nos guiar para a próxima etapa.

Com todo esse caminho de empatia e pesquisa, foi possível desenvolver o brand key. Nesta etapa, conversamos com marceneiros e arquitetos para definir a força raiz, ambiente competitivo, público-alvo, insights, benefícios, diferenciais, valores e personalidade da marca, razões para acreditar e por último, a essência.

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A essência da marca

Sustaining the retirement journey is a caring practice, connected to ESG principles, therefore strategic for the organization from a sustainability perspective.

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