Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

Estúdio Nômade (CC.) 2018
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

WORKSHOP CENÁRIOS FUTUROS 

TICKET LOG  

O desafio inicial

Entender o que os clientes esperam do setor de serviço de gestão de frotas nos próximos 50 anos para se adaptar ao momento futuro.

O resultado

Geração de informações sobre o que os gestores de empresas clientes esperam da companhia no futuro, além do avanço no relacionamento com o mercado.

PREVER O FUTURO É POSSÍVEL:

COMO A TICKET LOG DESCOBRIU O QUE SE ESPERA DELA PARA OS PRÓXIMOS 50 ANOS

Imagine se uma empresa pudesse prever o que vai acontecer no futuro, antecipando situações e cenários de sua área de atuação. Os benefícios seriam incalculáveis, não é mesmo? Pois embora ainda não seja possível entrar em uma máquina do tempo e viajar para a década de 2060 e observar as mudanças, a empresa de gestão de frotas Ticket Log e o Estúdio Nômade encontraram uma maneira de antecipar as transformações que ocorrerão no setor, contando com uma ajuda inestimável: a visão e a imaginação dos próprios clientes.

 

O momento era 2015, quando a empresa ainda se chamava Ecofrotas, antes de ser comprada pela Ticket e mudar de nome. Com a inquietação de quem quer estar à frente do seu tempo, a companhia ofereceu aos clientes o workshop de Cenários Futuros, planejado pelo Estúdio Nômade.

 

O desafio foi criar um ambiente que deslocasse do trabalho do dia a dia um grupo de cerca de 60 gestores de frota convidados de várias partes do Brasil. Para isso, uma sala de hotel em Porto Alegre recebeu alguns estímulos que provocaram os convidados a refletir sobre as incertezas do futuro.

 

Paineis infográficos com tendências diversas em mobilidade, impressora 3D, imagens de carros futurísticos e mesas criativas ambientaram o local. Também foi instalado um totem, um dispositivo de interação com sensores que projetava imagens no telão, em cenas que mudavam na medida em que os participantes se movimentavam. Um DJ garantiu que todas as músicas tocadas remetessem de alguma forma ao futuro. Ou seja, para pensar o futuro, é necessário um cuidado especial no ambiente que as pessoas interagem.

_

O evento contou com ambientação com infográficos, iluminação e mídias digitais temáticas em relação ao futuro. Foi pensado também sensores de movimento com os quais as pessoas interagiam e geravam efeitos na edição dos vídeos projetados. As imagens retratavam um futuro imaginado para a sociedade e sua relação com a gestão de frotas. Foto: Renan Constantin. Mídias digitais e sensores de movimento: Fernando Krum.

A dinâmica do workshop contou com um laboratório criativo, em que as pessoas foram convidadas a escrever o que imaginavam para os próximos 50 anos na área de gestão de frotas. Em grupo, os gestores criaram projeções para o futuro conforme iam montando painéis de imagens que faziam sentido para eles. Em seguida, cada equipe formada mostrou seu trabalho para os demais participantes, o que gerou um debate.

_

Ambientação desenvolvida

para o workshop.

O resultado foi uma discussão profunda sobre o que eles enxergam na gestão de frotas. Com base nisso, o Estúdio Nômade elaborou estudos com interpretações de cada painel criado.

Relacionamento com clientes

Gestores que costumam ter um trabalho gerencial no dia a dia foram desafiadas a usar a imaginação e criatividade. Com isso, a Ecofrotas conseguiu cumprir o objetivo de provocar o mercado para pensar coisas novas, através de uma dinâmica que surpreendeu a todos. Como consequência, passou aos clientes uma imagem de empresa comprometida com a inovação.

_

As pessoas foram convidadas a escrever sua imaginação de futuro para o mundo em um horizonte de 50 anos. Depois de uma discussão construtiva sobre os painéis realizados pelos grupos, os convidados compartilharam experiências e cases das empresas a respeito de temas pertinentes para o setor.

O evento também serviu para melhorar o relacionamento com os gestores das empresas contratantes dos serviços, aproximando-os do time comercial da Ecofrotas. Já os clientes em potencial tiveram a oportunidade de ouvir cases de sucesso, entendendo melhor como funciona o trabalho da companhia. No dia seguinte das atividades, os participantes ainda puderam fazer uma viagem até Campo Bom, cidade a 50 km de Porto Alegre, onde conheceram a fundo a sede da empresa.

 

De acordo com a gerente de marketing da empresa, Bruna Trierweiler, a flexibilidade do Estúdio Nômade em compor a sua metodologia, juntamente com empirismo da empresa de controle de frotas, foi fator chave de sucesso da parceria. "A execução foi impecável. A forma como a Nômade pensa nos detalhes informativos faz toda a diferença", destaca.

"

Queríamos aplicar um método capaz de otimizar nossos investimentos com eventos de forma que estes eventos se configurassem mais do que evento de relacionamento. (...) A execução foi impecável. A forma como a Nômade pensa nos detalhes informativos faz toda a diferença."

Bruna Trierweiler, gerente de marketing da Ticket Log

Com um evento planejado e dinâmico usando ferramentas de codesign, a Ticket Log conseguiu entender o que os clientes esperam do setor de gestão de frotas nos próximos 50 anos, ao mesmo tempo em que se aproximou dos usuários dos serviços que disponibiliza. Com isso, já está se preparando para as mudanças que o mercado espera na área.