2021

Viva Aposentadoria

ENGIE

elementos visuais_laranjas-16.png

Especialidade

_ Employee Experience
_ Conteúdo e Facilitação

Resultado

Uma trilha de encontros dinâmicos que levou informação e acolhimento a um grupo de colaboradores ENGIE em processo de aposentadoria, marcando a transição de seu ciclo profissional e fortalecendo o cuidado da empresa com a experiência do colaborador.

_DSC3601.jpg

Sustentar a jornada de aposentadoria é uma prática de cuidado, conectada aos princípios do ESG, portanto estratégica para a organização em uma perspectiva de sustentabilidade.

"Muito interessante. Eu pude ouvir e compartilhar com os colegas um pouco da minha trajetória na empresa e também o que cada um pensa sobre essa nova etapa da vida.

Depoimento colaborador da ENGIE integrante do Viva Aposentadoria

elementos visuais_laranjas-20.png
Captura de Tela 2021-10-20 às 16.08.48.png
Aposentadoria tranquila: história e perspectiva

A ENGIE está presente na vida de diversos profissionais, muitos deles com uma relação de longo prazo com a empresa. Dessa forma, oferecer um processo significativo para o encerramento de um ciclo, valorizando e celebrando a jornada profissional é essencial tanto para aprimorar a experiência do colaborador, quanto da marca empregadora. O Programa Viva Aposentadoria foi criado para dar suporte emocional e um direcionamento com sentido, fortalecendo conexões.

_ Dinâmica de Reconhecimento realizada em plataforma digital

elementos visuais_laranjas-17.png
Captura de Tela 2022-05-10 às 16.50.22.png
_DSC3110.jpg

Presentes entregues aos participantes do programa como materialização simbólica de suas trajetórias.

Protagonismo até o final

O desafio existente era desenvolver uma solução humanizada, acolhedora e positiva para uma série de pessoas, pertencentes à geração dos  “novos aposentados", buscando valorizar os profissionais em processo de transição, bem como estimular o seu protagonismo nessa nova fase de vida.

 

A ENGIE escolheu a Nômade para coordenar e facilitar esse projeto o qual exigiu desenvolver sensibilidade, empatia e uma curadoria de conteúdos relevantes para colaboradores em transição para um novo modo de viver, considerando todos os aspectos relacionados à saúde, finanças e novas possibilidades de estilo de vida.

Nosso Processo

Lançamento-18.png
Registro do legado e visualização de futuros

Para fortalecer a capacidade do grupo de novos aposentados de compartilhar suas experiências, reconhecer sentimentos e acolher dificuldades, criamos uma solução customizada capaz de conectar, valorizar e marcar a transição.

 

Desenvolvemos uma trilha com encontros dinâmicos, utilizando uma plataforma online e interativa. O foco destes encontros era gerar condições para que os participantes recebessem conteúdos, trocassem experiências e expressassem suas opiniões.

 

Iniciamos com a elaboração de um guia de boas práticas para orientar os encontros. Este foi disponibilizado previamente aos gestores e depois para o grupo de novos aposentados.

 

Após, iniciamos um processo de apoio emocional, composto de uma "aula-interativa" sobre longevidade (entre outros temas relacionados) junto à especialistas; e um convite especial para uma dinâmica de reconhecimento em formato de workshop, onde os integrantes contaram histórias da sua trajetória, reconectaram com sensações do passado e expressaram desejos de realização para o futuro.

 

Durante as etapas, coletamos conteúdos originais sobre o tema e entregamos um material documental, oferecido como um presente a despedida, um caderno de lembranças e uma placa de homenagem. Este kit de celebração foi entregue no encontro presencial de encerramento.

Captura de Tela 2021-10-20 às 14.35.23.png
Sustentabilidade e empatia

O projeto carrega um significado valioso para pessoas tão importantes, que fizeram parte da trajetória da ENGIE.

 

Sustentar essa jornada é uma prática de cuidado, conectada aos princípios do ESG, portanto, estratégica para a organização em uma perspectiva de sustentabilidade.

"Trabalhar com a Nômade foi ímpar para o sucesso do programa Viva Aposentadoria. Tínhamos um desafio não comum no mercado, que é oferecer um espaço de acolhimento aos nossos aposentados e ressignificar o processo de aposentadoria. Todas as etapas foram construídas pensando na nossa realidade, e nos sentimos abraçados com a construção do material, que ofereceu orientação e trouxe referência para nossas pessoas. A condução do assunto, o colhimento e a expressão do conceito Longevidade, trouxe o sentido necessário para abraçar nosso processo e abrir a jornada que ainda seguiremos com a Nômade no projeto da aposentadoria."

Rafaela Aline Bartocz,
Analista de Saúde – Gestão de Pessoas e Cultura, ENGIE Brasil Energia

Roda de conversa e pequena exposição de memórias utilizando plataforma digital

_DSC3072.jpg
01-14.png
_DSC3064.jpg
_DSC3358.jpg

_ Encontro presencial de encerramento

Quer saber mais detalhes 
desse projeto?