2019

Sistemas Vivos

04-32.png

Nubank
Internal Communication Team

Especialidade

_ Facilitação e Conteúdo
_ Visão Sistêmica
_ Melhoria de processos

Resultado

A equipe formada por 12 pessoas conseguiu identificar os elementos que estavam prejudicando a qualidade das suas entregas, bem como gerando um nível de estresse mais alto. Com um olhar empático, trouxeram visões de melhoria considerando as diferenças comportamentais entre eles.

WhatsApp Image 2019-12-16 at 15.50_edited.jpg
blur_03Ativo 7-8.png

Em uma atividade imersiva, com duração de 4 horas, o time de Comunicação Interna do Nubank conseguiu visualizar e acolher suas diferenças, para então lançar um olhar crítico-construtivo para sua operação, identificando problemáticas e direcionando olhares para o que antes não conseguiam ver sozinhos.
O exercício de um olhar sistêmico.

"A atividade da Nômade foi incrível e trouxe visões muito necessárias".
Gabriel Gregório, Global Internal Communications Assistant

WhatsApp Image 2019-12-16 at 15.50_edited.jpg
WhatsApp Image 2019-12-16 at 15.50_edited.jpg

_ Visual Thinking para identificação de elementos que influenciam nas relações e atividades de trabalho.

06-34.png
Vivendo a emergência
de um novo modelo organizacional

Empresas como o Nubank propõem um nível de autonomia e fluidez nos times que exige uma maior capacidade de crítica e posicionamento dos colaboradores, do contrário é possível ter sensação de sobrecarga e perder a qualidade das entregas, comprometendo o bom ambiente de trabalho.

 

Nessa atividade imersiva, trabalhamos dois grandes aspectos a Visão Sistêmica e a Inteligência Relacional. Para tanto, compartilhamos uma visão conceitual de transformação das organizações, propondo em conjunto alguns exercícios de percepção individual e coletiva.

Apresentação_WS_Nubank.png

Gráfico proposto por Frederic Laloux no livro "Rethinking Organizations" sobre a evolução em nosso nível de consciência como grupo social.

Uma abordagem lúdica, mas nem tanto

O clima do Nubank é bastante descontraído e, justamente por isso, é importante estar atento para não perder o foco dos objetivos do encontro. As pessoas da equipe já tinham bastante afinidade, o que por um lado facilita as interações, porém por outro já demonstra alguns hábitos que podem dificultar a exploração de novas visões, diferentes do que já é considerado como uma verdade.

Nosso Processo

elementos visuais_verdes-12.png
Nesse formato de Facilitação & Conteúdo, dentro da intenção de Team Building, nossa abordagem mistura conteúdos teórico-conceituais com exercícios e dinâmicas ativas para estimular discussões e descobertas.
REFERENCIAL TEÓRICO
A perspectiva de Frederic Laloux em seu livro "Reinventando as Organizações", traz uma importante contribuição para entender a transição que estamos vivendo hoje. O nosso nível de maturidade individual condiciona a capacidade que temos de nos organizarmos como grupo e isso possibilita caminhar para novos estágios de convivência. Esse fenômeno acontece sem que tenhamos um senso crítico, mas como toda a mudança, gera algum tipo de tensão, sempre que possamos  A intenção aqui é ampliar o repertório do time para perceber com mais recursos nosso momento nas relações organizacionais.
EXERCÍCIO 01
Essa primeira experiência prática tem como objetivo provocar as pessoas para pensarem em suas característica comportamentais e estilos. Como pensam e agem, com um instrumento simples e rápido, exploramos as diferenças e semelhanças de perfil do time. Isso serve como introdução para o segundo exercício.
EXERCÍCIO 02
Nós chamamos de Visual Design, o que podemos entender como a construção de um "mapa de visão coletiva". Através de uma orientação específica, que considera as necessidades e contexto em questão, os colaboradores (divididos em pequenos grupos), criam em tempo real suas percepções no formato de uma maquete.
WhatsApp Image 2019-12-16 at 15.50_edited.jpg
WhatsApp Image 2019-12-16 at 15.50_edited.jpg

_ Visual Thinking para identificação de elementos que influenciam nas relações e atividades de trabalho.

Resultados
O workshop possibilitou maior conexão entre a equipe para discutir suas diferentes perspectivas sobre as dificuldades enfrentadas. Segundo os feedbacks obtidos, a facilitação e o conteúdo ajudaram no ganho de profundidade e entendimento dos elementos de forma ampla, possibilitando visualizar alternativas, tendo mais clareza das reais causas que geram prejuízos as entregas. O time conseguiu criar um ambiente seguro para expressar suas percepções e compor novas ações. 

Quer saber mais detalhes 
desse projeto?