2023
Review Case MOV: Criação do branding para uma nova marca, envolvendo orientação de atributos, posicionamento, naming
e identidade visual
Como criar uma nova marca de ferragens de móveis, com uma linha de produtos voltada para um mercado de alta escala e considerado mais popular? Como ocupar uma lacuna em um mercado de maior sofisticação, a partir do relacionamento direto com marceneiros?
Esses eram os questionamentos da Albras, a maior fabricante de dobradiças e corrediças das Américas, ao decidir expandir o seu mercado e buscar a Nômade para auxiliar nas soluções.
Especialidade
_ Posicionamento de marca
_ Identidade Visual
_ Diretrizes de comunicação
Resultado
Desenvolvimento do branding da nova marca, com orientação de atributos, posicionamento, naming e identidade visual, com aplicações em pontos chave de contato, tais como materiais de escritório, caixas, e-commerce, um portfólio funcional e um radar de novidades sempre atento às principais inovações de mercado.
Após uma extensa pesquisa de mercado, tendências e escutas, tivemos o entendimento de que a alma dos móveis pode ser encontrada nas ferragens. Como então poderíamos expressar essa mensagem tão impactante? Movimento! A alma é a base da construção e do movimento, e assim é a MOV, uma marca de soluções para dar o melhor movimento à necessidade do móvel.
Desafio
O mercado atual de móveis e ferragens possui uma extensão de marcas já conhecidas pelo público alvo: os marceneiros, arquitetos, revendedores e indústria de móveis planejados. Contudo, após análises técnicas, identificamos que a comunicação dessas marcas é caracterizada por uma linguagem muito complexa e distante do seu público.
Com este cenário em mente, o desafio do time Nômade foi desenvolver uma estratégia de marca que transmitisse um alto conhecimento técnico, mas de forma didática e simples, criando uma conexão mais próxima com seus públicos.
Nosso propósito final foi transmitir segurança técnica e sofisticação, que se traduziu em uma identidade visual minimalista, que se adapta facilmente a diversos meios e pontos de contato de expressão.
_ Aplicação de elementos gráficos da marca na criação de peças
O projeto
A MOV nasceu da paixão pela engenharia, da intenção de dar vida ao móvel, facilitando seu movimento, e da necessidade de garantir a melhor experiência tanto para quem usa, quanto para quem produz os móveis.
Vai muito além de fornecer ferragens, é também oferecer uma relação de parceria e confiança técnica. Com a construção da marca, buscamos preencher lacunas que existem atualmente no mercado brasileiro e trazer representatividade com uma marca nacional — em um mercado em que marcas internacionais representam o padrão de alta qualidade em ferragens —, que irá oferecer recursos inteligentes de ponta a ponta para clientes e usuários.
Para isso, as soluções propostas pela Nômade foram:
Criação do branding para uma nova marca, envolvendo orientação de atributos, posicionamento, naming e identidade visual, com aplicação em pontos chave de contato, tais como materiais de escritório, caixas, e-commerce, um portfólio funcional e um radar de novidades sempre atento às principais inovações de mercado.
Para desenvolver a marca, o primeiro passo foi realizar uma pesquisa de mercado detalhada. Começamos entendendo o contexto com base em dados e compreendendo o papel das ferragens no dia a dia das pessoas. Em seguida, mapeamos macrotendências por meio de relatórios de especialistas e entrevistas com makers, que são marceneiros que acreditam que as pessoas devem ser capazes de construir e reparar objetos com as próprias mãos em um ambiente colaborativo. Após essa fase inicial de entendimento, buscamos compreender os concorrentes diretos e inspiracionais, finalizando a análise em uma matriz de posicionamento e uso de palavras inspiradoras que poderiam nos guiar para a próxima etapa.
Com todo esse caminho de empatia e pesquisa, foi possível desenvolver o brand key. Nesta etapa, conversamos com marceneiros e arquitetos para definir a força raiz, ambiente competitivo, público-alvo, insights, benefícios, diferenciais, valores e personalidade da marca, razões para acreditar e por último, a essência.
A essência da marca
A essência da nova marca foi definida como o entendimento de que as ferragens são a alma do móvel, proporcionando o movimento e a função. Após o processo de naming, escolhemos o nome MOV e a tagline "movimento para seu móvel", com uma expressão visual da marca funcional, atemporal e geométrica.