2013 - 2016
Diversidade
na Rua
Mercur
Especialidade
_ Design de Serviços
Resultado
Canais digitais e analógicos para pensar junto à comunidade soluções para necessidades de pessoas com deficiência, colocando a Mercur na posição de facilitadora de um processo em rede aberta.
Iniciativa que criou canais digitais e analógicos para pensar junto à comunidade soluções para necessidades de pessoas com deficiência, colocando a Mercur na posição de facilitadora de um processo em rede aberta.
"A oportunidade de realizar um trabalho com a Nômade nos possibilitou uma complementaridade muito importante, com uma visão que eles trazem que é mais sistêmica, trabalhando a questão humana, despertando em nós valores e significado de que desconstruir construindo com as pessoas é realmente aquilo que as pessoas têm necessidade na sua estratégia empresarial."
Breno Strussmann, diretor-geral da Mercur
_ Primeiros encontros que deram início ao projeto, onde as pessoas se expressavam e cocriavam sobre o tema diversidade.
Mercur e Comunidade
unidas pela inclusão
A discussão sobre acessibilidade e inclusão ganha cada vez mais espaço no Brasil. Pequenas ações fazem diferença, mas quanto mais colaborativa a iniciativa, maior o impacto positivo na sociedade e a mudança que acarretará na realidade de pessoas com deficiência.
Nessa união de forças entre Estúdio Nômade e Mercur, surgiu o projeto Diversidade na Rua. Uma iniciativa com o objetivo de identificar soluções junto à comunidade para crianças e adultos com deficiência.
_ Primeiros encontros que deram início ao projeto, onde as pessoas se expressavam e cocriavam sobre o tema diversidade.
Desafio Inicial
Em 2013, após um período de reflexão do que poderia ser feito na área de educação, a Mercur se deparou com o tema da diversidade e viu nele um propósito.
A Mercur tinha como desafio a visualização de possibilidades de desenvolvimento de projetos relacionados à educação, abrindo novos canais de interação com o público, repensando o papel da indústria e gerando benefícios tanto para o negócio quanto para a sociedade.
Nosso Processo
PÚBLICO
O projeto iniciou com um trabalho de pesquisa e identificação do perfil dos atores envolvidos, que contou com uma equipe de antropólogos.
COCRIAÇÃO
Após esta definição, a primeira grande cocriação do projeto foi colocada em prática: um ciclo de três encontros com brincadeiras e experiências sensoriais onde os participantes podiam se expressar.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Em seguida, o site do projeto entrou no ar. Assim, uma rede de pessoas interessadas por inclusão e acessibilidade, deficientes, familiares e profissionais da saúde começou a se formar no Rio Grande do Sul.
AMPLIAÇÃO E METAPROJETAÇÃO
Com o passar do tempo, o projeto se intensificou. Novos encontros presenciais foram realizados, e a plataforma digital foi ganhando outras seções, como fóruns de discussão, se consolidando como espaço digital para aprendizado e troca de informações. A Nômade cuidou do mapeamento de influenciadores da área e ainda orientou a empresa através da abordagem de metaprojetação, em que processos são desenhados e redesenhados usando ferramentas de codesign. Além disso, ficou responsável pela identidade visual do projeto.
ETAPAS DA IMPLEMENTAÇÃO
Definição da identidade visual;
Site e gerenciamento do conteúdo de ativação;
Relacionamento com influenciadores;
Almanaque de recursos;
E-commerce e seus dispositivos de inovação.
_ Oficinas de cocriacão dos produtos do Diversidade na Rua, um processo de descoberta e experimentação realizado junto aos grupos que participam da rede.
Entregas
LINHA DE TRABALHO
Com a ideia de ampliar as soluções para as pessoas com deficiência, formou-se uma linha de trabalho voltada para problemas de autonomia nas Atividades da Vida Diária (AVDs), o que resultou no lançamento de produtos específicos para esse público. São objetos que visam facilitar tarefas diárias e dar mais autonomia. Tudo pensado e executado colaborativamente.
ALMANAQUE
Para apresentar os produtos à comunidade, um almanaque foi cocriado. A publicação é distribuída nos eventos de que a Mercur participa, bem como nas diferentes Oficinas que o projeto mobiliza. Assim, as pessoas podem ver os produtos e fazer a compra ali mesmo, mais tarde por telefone ou mesmo pelo site, que posteriormente passou a contar com um e-commerce. Ao longo do processo de interação com a rede de pessoas, a Mercur gostaria de encontrar novos canais para promover o acesso aos seus produtos. Ao longo do projeto descobriu-se um canal inédito, onde a Mercur poderia vender seus produtos através de uma lógica bem diferente do varejo tradicional. Sem dúvida, um dos principais resultados que o Diversidade encontrou.
E-COMMERCE
Na plataforma digital, mais inovações para que todos os interessados possam adquirir e se beneficiar dos produtos. Com a ideia de formar uma rede de colaboração, foi criada a Conta Solidária. Para cada item, há três preços disponíveis. Cabe ao comprador decidir se opta pelo mais baixo, considerado o valor justo, ou se deseja pagar um acréscimo de 10% ou 20%, com o objetivo de proporcionar a uma outra pessoa com menor poder aquisitivo um desconto de mesma porcentagem. Além disso, escolhendo o Frete Amigo, a entrega pode ser feita por um voluntário da rede de forma gratuita. Estes dois dispositivos contribuem para consolidação de uma cultura colaborativa na rede que a Mercur está articulando. Os produtos e ações resultaram em um maior engajamento de toda a comunidade.
_ Almanaque de Recursos do Diversidade na Rua, com os produtos desenvolvidos através de um processo que envolveu diversos grupos e pessoas da rede do Diversidade. Para tornar o Almanaque mais acessível, foi cocriado com o grupo de pesquisa SINAIS um conjunto de ilustração e escrita de língua de sinais para cada produto e para as cores. O Almanaque de Recursos pode ser acessado aqui.