Case CIEE-RS:
geração de valor por meio de estratégias de posicionamento de marca e materialização criativa
2023
Como uma empresa com mais de 50 anos de atuação transmite que se mantém alinhada às evoluções do mercado, à transformação digital e torna tangível a sua proposta de valor?
Estas eram as perguntas que o CIEE-RS estava se fazendo quando buscou a Nômade para auxiliar com as soluções.
Especialidade
_ Posicionamento estratégico de marca e comunicação
_ Materialização Criativa
_ Relacionamento Institucional
Resultado
Implementação de novo posicionamento alinhando toda mensagem de marca e comunicação nos mais diferentes canais e mídias de interação com o público.
Para fins de contexto, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE-RS é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que atua na assistência social beneficente, educacional e cultural. Na prática, estes norteadores tomam forma por meio de diversos programas, sendo os principais o de Aprendizagem e o de Estágio, oportunizando a jovens e estudantes a primeira experiência no mercado de trabalho.
Desafio
Diante de um cenário em que a transformação digital deixou de ser apenas um discurso e impacta todo o mercado, o CIEE- RS já havia iniciado a sua parte e se preparava para oferecer uma experiência cada vez melhor às necessidades atuais, tanto para as empresas quanto para os jovens.
A instituição estava passando por um momento de mudanças e revisão da sua proposta de valor. Decisões estratégicas de negócio ainda estavam sendo tomadas no seu planejamento estratégico e era preciso construir e materializar as principais definições.
Acompanhando esses movimentos, iniciamos os caminhos na comunicação da marca e seus serviços enquanto os principais encaminhamentos e decisões estavam sendo definidos, tendo em mente que as respostas para as principais questões trazidas pelo cliente deveriam contemplar todos os aspectos capazes de construir e reforçar a:
_ Reputação como especialista, autoridade no assunto e protagonista
_ Relevância social, norteada pelo propósito
_ Capacidade de gerar conexão entre empresas e jovens
O projeto:
Para criar a base comunicacional não só para o desenvolvimento prático das estratégias, como do comportamento da marca como um todo, foi importante que a expressão do posicionamento acontecesse a partir de um alinhamento único. Todas as manifestações e pontos de contato foram pensados a serviço da materialização dele, fortalecendo a mensagem que queríamos passar e a reputação de marca que precisávamos construir.
Para isso, foi necessário realizar uma pesquisa sobre tendências, influências e referências que tem uma contribuição direta para o comportamento do público- alvo e assim conseguir se comunicar com ele de forma estratégica e eficiente.
O primeiro pilar de destaque foi a análise dos Paradigmas do Tempo:
_ Toda época tem o seu próprio imaginário coletivo, que são valores, conceitos e crenças que norteiam um conjunto de manifestações e transformações.
_ São perspectivas e visões de mundo que impulsionam revoluções culturais, afetando de alguma forma o cotidiano, o trabalho, a educação, a política, a economia e a sociedade como um todo.
Modelos vigentes que estão influenciando a formação do intelecto ao longo das últimas décadas:
O segundo pilar analisado para gerar a construção do posicionamento foi os prognósticos do Futuro do Trabalho:
_ O mundo do trabalho está em transição, com forças e tendências agindo sobre a natureza dele, e impactando nesse exato momento diversas profissões. As pessoas precisam de apoio para criar o futuro que desejam, iniciar os ajustes necessários e inaugurar ocupações ainda desconhecidas.
_ Novas perspectivas em relação às pessoas, trabalho, economias, mercados, competências e oportunidades.
Necessidade de ressignificar o papel das pessoas no trabalho e o papel do trabalho na sociedade. Uma abordagem centrada nas pessoas:
A análise final permitiu alinhar que o posicionamento está diretamente relacionado a relação entre as pessoas.
Todo trabalho é sobre e para pessoas, todas as tecnologias e produtos são sobre e para pessoas. Todo o mercado, toda a vida, as amizades, os hobbies, tudo é sobre como nos relacionamos com pessoas.
COLETIVO:
_ Colaboração/Cocriação
_ Comunidade
_ Relações Fluídas
_ Bem-estar
_ Acesso
_ Glocal
_ Empatia
_ Propósito
_ Diversidade
Para conversar com os diferentes públicos da marca, foi necessário um roll diverso de criações, que comunicassem mensagens convergentes.
Pessoas Impactadas:
Instagram Facebook Linkedin Google Ads/Grants
4,5 MI impressões
1,8 MI alcance
+ 2.238 novos seguidores
5,7 MI impressões
4,3 MI alcance
+ 900 novos likes
162.000 impressões
84.000 alcance
+3.688 novos seguidores
1 MI impressões
240.000 cliques