Case CBR - Colégio Brasileiro de Radiologia: desenvolver identidade simbólica e provocativa do 51º Congresso Brasileiro de Radiologia de forma a representar a diversidade e inclusão
2022
Especialidade
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Resultado
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Desde o 49˚ Congresso Brasileiro (2020), que a diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), orientada pela Nômade, iniciou uma renovação do seu evento e passou a dedicar temas específicos, com identidades exclusivas para cada nova edição.
Em 2022, a intenção foi marcar o encerramento do ciclo da Dra. Luciana Costa à frente da CBR, primeira diretora mulher da instituição. Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) foi a temática escolhida, de forma muito consistente e corajosa pela Diretoria Científica, que então nos desafiou com a missão de criar sua identidade original. Observamos com quem estaríamos nos comunicando, e identificamos nosso público, não apenas os médicos(as), mas os(as) residentes, os(as) estudantes e as marcas expositoras.
Após pesquisas e análises, notamos que na comunidade científica, examinar dados é fundamental e para radiologistas, interpretar imagens é uma ação primordial e cotidiana. Então, vimos essas informações como a solução para representar o assunto deste ano.
Desafio
Como desenvolver uma identidade visual para um dos principais congressos médico-científicos do país? Como trabalhar a metáfora da análise da imagem enquanto dispositivo de transformação social em uma profissão majoritariamente ocupada por pessoas do gênero masculino e muito centralizada na região sudeste do país?
Em meio a uma revolução tecnológica profunda e contínua, existe uma significativa demanda por maior atenção aos padrões sociais que foram construídos ao longo dos anos. A evolução na capacidade e velocidade do processamento de dados pede uma revisão na forma como os interpretamos, ou mesmo o que analisamos.
Estes questionamentos foram os principais norteadores para o time Nômade desenvolver uma identidade visual e estratégica para CBR em que a mensagem de diversidade e inclusão fosse central.
O projeto
O projeto do 51˚ Congresso Brasileiro recebeu o nome de "Um Olhar Mais Atento" e conquistou um espaço que foi muito além de criar a identidade visual do evento, mas criar de fato, uma identidade simbólica e uma provocação para todos olharem os dados de uma forma diferente. Para essa representação, a equipe Nômade reuniu uma base de dados disponível dos anos de 2011, 2016 e 2021 com o propósito de criar uma linha do tempo em relação a residentes médicos de radiologia, congressistas e palestrantes em termos de geografia, gênero e geração.
Com estes dados, foram desenvolvidos 3 gráficos circulares com formas fluídas baseados no desenho de um olho, com a intenção de fortalecer o conceito "Um Olhar Mais Atento". As artes desenvolvidas vão estar inseridas no espaço do congresso dedicado ao "Data Art Expo", trazendo a legenda de cada uma inspiradas em como são apresentadas as descrições de obras em exposições de arte em museus. Este projeto traz a diversidade, a equidade e a inclusão como temas centrais e uma nova forma de olhar para os dados. Ludicidade embasada na história e uma visualidade dotada de intenções para uma discussão atenta e sensível.