top of page
Ativo 8.png

Case CBR - Colégio Brasileiro de Radiologia: desenvolver identidade simbólica e provocativa do 51º Congresso Brasileiro de Radiologia de forma a representar a diversidade e inclusão

2022

Especialidade

_ Lorem ipsum phasellus praesent
_ Lorem ipsum phasellus praesent
_ Lorem ipsum phasellus praesent

Resultado

Lorem ipsum amet consectetur class vulputate mollis a ligula, sollicitudin class venenatis habitant fames rhoncus velit morbi dictum, aliquam arcu leo ornare erat tincidunt diam. etiam torquent ultricies curae nulla tincidunt augue quisque lorem luctus purus, sit duis posuere sed libero eu in aptent morbi taciti mi, cursus malesuada non nisl pretium sapien inceptos dictum nulla. ornare vestibulum purus condimentum proin imperdiet adipiscing mattis libero tellus sollicitudin integer at malesuada massa. 

KV_v02.png

Desde o 49˚ Congresso Brasileiro (2020), que a  diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), orientada pela Nômade, iniciou uma renovação do seu evento e passou a dedicar temas específicos, com identidades exclusivas para cada nova edição.

Em 2022, a intenção foi marcar o encerramento do ciclo da Dra. Luciana Costa à frente da CBR, primeira diretora mulher da instituição. Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) foi a temática escolhida, de forma muito consistente e corajosa pela Diretoria Científica, que então nos desafiou com a missão de criar sua identidade original. Observamos com quem estaríamos nos comunicando, e identificamos nosso público, não apenas os médicos(as), mas os(as) residentes, os(as) estudantes e as marcas expositoras.

 

Após pesquisas e análises, notamos que na comunidade científica, examinar dados é fundamental e para radiologistas, interpretar imagens é uma ação primordial e cotidiana. Então, vimos essas informações como a solução para representar o assunto deste ano.

Desafio

Como desenvolver uma identidade visual para um dos principais congressos médico-científicos do país? Como trabalhar a metáfora da análise da imagem enquanto dispositivo de transformação social em uma profissão majoritariamente ocupada por pessoas do gênero masculino e muito centralizada na região sudeste do país?

 

Em meio a uma revolução tecnológica profunda e contínua, existe uma significativa demanda por maior atenção aos padrões sociais que foram construídos ao longo dos anos. A evolução na capacidade e velocidade do processamento de dados pede uma revisão na forma como os interpretamos, ou mesmo o que analisamos.

Estes questionamentos foram os principais norteadores para o time Nômade desenvolver uma identidade visual e estratégica para CBR em que a mensagem de diversidade e inclusão fosse central.

Ativo 6.png

O projeto

O projeto do 51˚ Congresso Brasileiro recebeu o nome de  "Um Olhar Mais Atento" e conquistou um espaço que foi muito além de criar a identidade visual do evento, mas criar de fato, uma identidade simbólica e uma provocação para todos olharem os dados de uma forma diferente. Para essa representação, a equipe Nômade reuniu uma base de dados disponível dos anos de 2011, 2016 e 2021 com o propósito de criar uma linha do tempo em relação a residentes médicos de radiologia, congressistas e palestrantes em termos de geografia, gênero e geração.

 

Com estes dados, foram desenvolvidos 3 gráficos circulares com formas fluídas baseados no desenho de um olho, com a intenção de fortalecer o conceito "Um Olhar Mais Atento". As artes desenvolvidas vão estar inseridas no espaço do congresso dedicado ao "Data Art Expo", trazendo a legenda de cada uma inspiradas em como são apresentadas as descrições de obras em exposições de arte em museus. Este projeto traz a diversidade, a equidade e a inclusão como temas centrais e uma nova forma de olhar para os dados. Ludicidade embasada na história e uma visualidade dotada de intenções para uma discussão atenta e sensível.

CBR2201.jpg
Ativo 8.png
CBR22-01.jpg
Agradecimentos
Agradecemos a toda Diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia pela confiança e abertura para experimentar e inovar.
Presidente: Valdair Muglia (SP)
Primeiro Vice-Presidente: Cibele Carvalho (MG)
Segundo Vice-Presidente: Dante Escuissato (PR)
Primeiro Secretário: Bernardo Tessarollo (RJ)
Segundo Secretário: Gustavo Andrade (PE)
Primeiro Tesoureiro: Rubens Chojniak (SP)
Segundo Tesoureiro: Gustavo Balthazar (BA)
Diretora de Defesa Profissional: Juliana Tapajós (AM)
Diretora Cultural: Mayra Veloso (DF)
Diretor de Relações Internacionais: Giuseppe D’Ippolito (SP)
Diretora Científica: Luciana Costa (MG)
Diretor de Comunicação: Hilton Muniz Leão Filho (SP)
Diretor ABCDI: Luis Ronan Souza (MG)
Ativo 6.png

Quer conhecer o #ImpactoNômade na sua empresa também? 

bottom of page