Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

Estúdio Nômade (CC.) 2018
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

Design no mercado corporativo: como funciona na prática?

24 Oct 2019

 

Design é uma palavra associada a diversas áreas do conhecimento e, nem sempre, sua aplicação no mundo corporativo é compreendida em sua amplitude. O design pode transformar organizações, auxiliando a entender o cenário atual e as tendências do futuro. Apoiar uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento de projetos de inovação através do design estratégico gera valor e impactos para diversos tipos de instituições. 

 

O primeiro ponto a considerar é que o design vai muito além de questões estéticas de uma identidade visual de marca ou de um produto. O mercado vive intensas mudanças, a perspectiva de estabilidade é fortemente abalada e os efeitos da transformação digital exigem evolução. Por isso, o design visto como uma abordagem para fazer estratégia é uma alternativa para as empresas que já perceberam que a inovação não é uma vontade, mas uma necessidade constante.

 

A experiência de mais de uma década de trabalho da Nômade mostra que o design é sobre resolver problemas complexos, prever o futuro e inovar no presente, desenvolver equipes, perceber o que faz sentido e mudar. Mudar com inteligência e responsabilidade, sempre com foco nos resultados esperados pela empresa e considerando o macro contexto.

 

Mas afinal, o que é design estratégico?

 

É a abordagem do design orientada para criar soluções de inovação para as organizações. O design estratégico desenvolve, essencialmente, três capacidades:

 

1. VER – ajuda as organizações a perceberem melhor o contexto no qual a empresa está inserida e todas as suas relações.

 

2. PREVER – avaliar as tendências e antecipar os movimentos do mercado.

 

3. FAZER VER – torna as estratégias do negócio tangíveis para as pessoas.

 

Além disso, promove diálogos estratégicos com stakeholders importantes para a marca, criando inovações com forte embasamento.

 

Quais são os benefícios para as empresas?

 

As vantagens ao utilizar a abordagem de design estratégico são muitas e dependem dos objetivos traçados. Desenvolver a cultura de projeto nas organizações é uma contribuição muito relevante do design estratégico. Isso permite às empresas trabalharem de forma mais ágil e contemporânea, com possibilidade de inovar constantemente.

 

O design estratégico também proporciona uma cultura de experimentação, reinventando serviços, produtos e processos com eficiência.

 

A perspectiva ecossistêmica, ou seja, perceber a organização como uma estrutura complexa e todos os impactos da sua atuação também é um benefício resultante da abordagem.

 

Quais são as principais aplicações?

 

Com o design estratégico orientado aos desafios da organização, é possível:

 

1)  Permitir a exploração de novos modelos de negócio


O modelo de negócio é a forma que a empresa executa sua estratégia, gerando valor por meio dos seus produtos e serviços junto aos seus consumidores. E desenvolver relações é a base para um modelo de negócio sólido. Nesse ponto, o design estratégico é crucial, pois contribui com práticas de projeto para moldar modelos contemporâneos e consistentes que geram identificação com seus públicos.

 

 2) Desenhar novos processos que favoreçam a inovação

 

Nem sempre, as organizações têm estruturas que favorecem o diálogo e a contribuição dos seus colaboradores ou consumidores para evolução sistêmica do negócio através da inovação. Criando um ambiente favorável à constante inovação, a empresa vive isso de modo natural, à frente da concorrência e prevendo novos comportamentos dos usuários.

 

3) Auxiliar no desenvolvimento de sistemas produto-serviço 

 

A visão sistêmica do design estratégico permite, por exemplo, que a empresa ofereça mais do que um produto isolado que gera um lucro limitado, possibilita que ele seja inserido em uma economia de serviço. A metodologia permite moldar uma oferta de produto-serviço inteligente e inovadora.

 

Além dessas aplicações, as ferramentas de design possuem outros usos, como por exemplo, facilitar processos de desenvolvimento de cultura organizacional. Se você quiser saber mais sobre como o design pode impactar positivamente a sua empresa, fale com a gente.

 

Please reload

Please reload