Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

+55 11 99871 1797

Estúdio Nômade (CC.) 2008
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

OXIGENA

2019

PREMIER PET 

O desafio inicial

A Premier Pet tinha muito claro duas necessidades: (1) Integrar os times. Propiciar um ambiente divertido, descontraído e fora da rotina, para que as pessoas que trabalham em áreas diferentes se conheçam e se conectem ao sentido de trabalhar na Premier. (2) Estimular um pensamento estratégico. Instigar em toda a empresa, um olhar para inovações em diferentes necessidades do negócio. Convocar a todos para pensar como donos do negócio e sugerir soluções.

O resultado

Dois dias de intenso trabalho colaborativo em um ambiente muito inspirador, o edifício Farol, antigo Banespa, no centro de São Paulo. Mais de 90 pessoas, de diferentes áreas da empresa, juntas exercitando sua imaginação sobre o negócio. Para além de ideias, os grupos criaram protótipos e inventaram realidades possíveis, articulando a missão da Premier Pet com tendências de futuro, mercado e comportamento social. Os colaboradores identificaram diferentes significados, se apropriando do sentido de fazer seu trabalho. Como resultado tangível, foram geradas 6 soluções para desafios de grande complexidade, propostos com embasamento crítico, por meio  de excelentes discussões.

Estúdio Nômade agindo em parceria com a empresa para maior integração organizacional

Imagine um grupo de 90 pessoas que trabalha em uma mesma empresa, mas na prática não se conhece! São diferentes áreas e funções, idades, experiências e focos de atuação específicos. O primeiro passo é criar sinergia no grupo. Para isso, propomos uma atividade original que estimulava uma criação coletiva: inventar personagens (cachorros e gatos) através de um debate crítico sobre as possíveis personalidades desses mascotes! Uma empresa que cuida de cães e gatos, precisa estimular uma aproximação afetiva com eles.

"

Achei muito válido a integração com outros departamentos. Além de ficarmos mais próximos dos nossos colegas de trabalho, entendemos melhor o que cada um faz no dia a dia."

_

Apresentação dos personagens criados pelos grupos, uma forma descontraída de falar sobre comportamento animal e como cuidamos dos nossos mascotes

Para deixar a experiência ainda mais sensível e integrar as visões de todos em uma direção de futuro, realizamos um grande exercício de imaginação: como seria a vida dos personagens criados por eles em um futuro próximo? Através de diferentes estímulos, informações com tendências sobre o mercado e o comportamento de consumo, os grupos construíram cenários de futuros possíveis, imaginando contextos, com novos serviços e produtos, para atender necessidades que ainda não conhecemos, mas podem estar mais próximas do que pensamos.

_

Como será nossa atuação no mercado em 2030? Os grupos projetaram futuros possíveis, imaginando a Premier Pet oferecendo serviços inovadores

Exercícios práticos com desafios reais de negócio fomentam o engajamento  em equipes multifuncionais

Com os times conectados, através do compartilhamento de visões críticas, afetos e prática criativa, foi possível passar para a próxima etapa do offsite: aterrizamos nos desafios reais do negócio. 

 

Durante um dia, todos os colaboradores foram estimulados a pensar na estratégia do negócio, reconhecendo por meio da  apresentação do CEO da Premier Pet, os principais desafios e obstáculos que afetam a empresa, buscando um olhar de oportunidade para geração de alternativas.

Mãos à obra, a estratégia na prática: os desafios da Premier Pet e as soluções facilitadas pelo Estúdio Nômade

Uma maratona, com muitos exercícios práticos de reflexão e análise, gerou  diferentes caminhos para lidar com as dificuldades do presente. As propostas foram lapidadas, discutidas e elaboradas em formato de protótipos, que estão sendo revisitadas pela diretoria para se tornarem possíveis projetos estratégicos em 2020.

Atingindo os resultados com uma equipe integrada e engajada

Após a ação do Estúdio Nômade, foi possível observar algumas melhoras cruciais nas relações internas da empresa, das quais podemos citar e observar:

_ Colaboradores engajados na construção da estratégia da organização 

_ Vínculos e relações estreitadas entre todos colaboradores  

_ Transmissão de conteúdo especializado em design estratégico por meio de diferentes ferramentas de projeto de inovação

O uso das ferramentas do pensamento estratégico, aplicados pela Nômade, forneceu as práticas necessárias para uma melhor relação interna da empresa. Isso promoveu um ambiente criativo e estimulante para que os colaboradores pudessem conhecer mais o negócio e compartilhar suas percepções e sugestões. Uma forma de engajar e empoderar toda a empresa, ampliando sua capacidade de resolver problemas e agir proativamente a  favor do negócio.  

O resultado foi uma exposição de personagens totalmente inusitados e originais, com personalidades marcantes. Descobrimos que os colaboradores Premier Pet, realmente, se conectam pelo seu amor com os bichinhos.  

Recebemos diversos feedbacks positivos dos colaboradores, e destacamos um para resumir a percepção dos participantes da atividade: