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Posicionamento corporativo: essência que gera valor

Atualizado: 23 de mar.

O posicionamento corporativo é um conjunto de definições que tornam uma marca valiosa interna e externamente. Não se trata apenas de uma identidade visual de encher os olhos com cores lindas e uma linguagem verbal que converse com os públicos, é a expressão da essência, algo que torna a empresa verdadeiramente única. Destacar-se é um grande desafio dentro do mercado que exige, cada vez mais, coerência e consistência naquilo que se pretende entregar de valor. Para entender um pouco mais sobre a abrangência do posicionamento corporativo, é importante fazer algumas distinções.




Posicionamento é mais que identidade visual e linguagem verbal de marca


O logotipo é parte da representação gráfica da marca, um dos muitos elementos que compõem a identidade visual. Esse recurso de design é aplicado nos diversos canais de comunicação e ambientes em que a marca estará presente, requer muito estudo, definições de aplicação, revisões e remodelagens constantes para ficar atualizado, em sintonia com o público da marca e os tempos em que se vive.


A linguagem verbal, muitas vezes deixada de lado, é a composição do tom de voz que a marca vai assumir junto aos seus públicos. Assumirá uma identidade, mais ou menos como uma pessoa, em que será mais divertida, lúdica, séria, didática e assim por diante. Um estudo analítico e uma pesquisa profunda de escuta ativa com os colaboradores, os clientes e outros stakeholders da marca torna o processo mais alinhado.


Quando falamos em posicionamento, estamos falando de leitura de mercado, contexto do negócio e estratégia de crescimento. É a forma como a marca vai assumir sua responsabilidade, seu pacto com os stakeholders. O posicionamento dá a base de como a comunicação será trabalhada e está diretamente ligado ao propósito da empresa como um todo. É, em suma, o compromisso e a essência expressos por meio da comunicação.



Qual é o momento certo para o rebranding?


Muitos fatores podem influenciar na renovação de marca e posicionamento de um negócio. Desde aspectos externos como novas tecnologias, novas demandas dos clientes até mudanças na cultura da empresa, que acontecem por crescimento acelerado, fusões e aquisições, entrada em um novo mercado, uma nova geografia ou a construção de uma nova vertical de negócio. Diversas áreas são impactadas no desenvolvimento de um branding, a comunicação interna precisa ser revista, desde uma apresentação em uma reunião até o material de escritório, eventos direcionados aos colaboradores ou até mesmo novas políticas de gente em diversos sentidos.


Obviamente, a comunicação externa também deve passar por todo um redirecionamento com novas estratégias em todos os canais em que a marca está presente ou que faça sentido ingressar. A relação com a jornada do cliente e os valores do negócio devem estar em primeiro lugar e serem facilmente percebidos por todos que têm contato com a marca.



Metodologia transforma


Para construir um posicionamento de marca com um branding relevante e que expresse o momento atual da organização, nós temos uma metodologia que contempla todos os processos necessários para um resultado assertivo:

1 - Imersão e escuta ativa - Compreender a visão das pessoas que estão envolvidas com a marca é essencial. Por isso, realizamos um profundo diagnóstico inicial que contempla diferentes tipos de pesquisa para conectar as vozes da empresa.

2 - Estratégia de marca - Na estratégia, buscamos caminhos para materializar propósito, valores, atributos, personalidade, comportamento de marca. O discurso da marca é definido para o desenvolvimento das etapas seguintes.

3 – Identidade de marca - É propriamente a construção visual, verbal e sonora, consolidados em um brandbook. Dependendo do contexto da marca, cabe ampliar para outras expressões sensoriais (cheiro, tato e sabor da marca).

4 - Implementação. Não basta entregar uma série de materiais digitais ou impressos, é necessário que haja um engajamento de todos que vão assumir esse novo posicionamento para que seja de fato incorporado na estratégia comunicacional e, especialmente, na cultura. Portanto, a implementação contempla diversos pontos de contato tangíveis e intangíveis que podem ser criados para contemplar a jornada de experiência.


Para auxiliar as organizações na transformação de seu posicionamento de marca com consistência, expressando seus diferenciais e gerando valor, realizamos projetos voltados à estratégia de marca e serviços, conheça mais em nosso site.


Se você quiser saber mais,fale diretamente com nosso atendimento.


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