top of page
Nômade

Por que as organizações devem investir em formação de Inteligência Emocional?

A harmonia e o respeito no ambiente corporativo refletem diretamente na produtividade de cada integrante do time.

Nos dias atuais, um dos pontos mais debatidos nas relações de trabalho é a Inteligência Emocional (IE). Mas por qual razão esta habilidade se faz tão necessária no ambiente corporativo? Lembre-se de que organizações são formadas por pessoas. Cuidar das emoções e saber gerir sentimentos impactam diretamente na produtividade do seu time.


De acordo com o Relatório “The Future of Jobs 2020”, do Fórum Econômico Mundial, 50% das habilidades profissionais devem mudar nos próximos anos. Além das skills e competências técnicas necessárias, o profissional precisa aprimorar a IE, que também está conectada com questões como pensamento crítico, resiliência, flexibilidade e inovação.



O papel da inteligência emocional


As organizações contratam profissionais pelas suas competências e os mantém pelos seus comportamentos. Ter o controle das emoções no ambiente de trabalho diante das diversidades pode ser o ponto-chave para atingir os resultados desejados.


Pessoas que possuem IE estão mais propensas a obter alta performance no trabalho em equipe. Afinal, por terem autoconhecimento, conseguem identificar suas forças e fraquezas e, dessa maneira, extrair a sua melhor versão no dia a dia do trabalho.


No entanto, é importante ressaltar que a Inteligência Emocional é uma habilidade que pode ser aprimorada no decorrer do tempo. Qualquer pessoa que desejar pode, com ajuda de conhecimento e as ferramentas certas, conquistá-la.


Como desenvolver a IE nas organizações?


Ao promover o desenvolvimento de Inteligência Emocional entre os times, a empresa terá uma equipe de profissionais com potencial para maximizar a produtividade e ampliar os resultados desejados. Pessoas com IE desenvolvida tendem a ser mais proativas, produtivas e flexíveis.


A primeira etapa para conquistar a habilidade é promover o autoconhecimento. Saber identificar os pontos que precisam ser melhorados, valorizar as forças já existentes, reconhecer os obstáculos, criar o senso de empatia pelo outro, saber ouvir, compreender o ponto de vista de todos. Estes pontos precisam ser trabalhados em toda e qualquer empresa.


Entre as formas de desenvolver a IE dentro dos negócios, podemos destacar treinamentos, workshops, cursos e principalmente o team building como ferramentas fundamentais para este processo.


Um squad consegue operar melhor coletivamente quando seus membros têm maior conhecimento sobre seu funcionamento como indivíduos.


Se você quer ver seu time com mais sinergia, trabalhando em equipe com qualidade e motivação, saiba que a Nômade pode te ajudar!


Em nossa experiência, com mais de 15 anos unindo design com comportamento e gestão, desenvolvemos diferentes formatos e ferramentas para alcançar objetivos claros conforme a necessidade específica do seu contexto. Somos especialistas em Team Building e Educação Corporativa. Facilitamos atividades de aprendizagem, workshops, cocriação e desenvolvimento entre pessoas e equipes em diferentes temas e formatos.





40 visualizações

Comments


bottom of page