top of page
  • Nômade

Cultura do Design & Team Building: construção de times de alta performance e com maior integração

Nos últimos anos, o ambiente corporativo tem se reinventado. A transformação digital acelerou as mudanças no mercado de trabalho e, com isso, chega o momento de olhar mais a fundo para a organização, a fim de construir times de alto desempenho, mais produtivos e eficientes.


A Cultura do Design vem se apresentando cada vez mais pertinente para os modelos atuais de negócio e para os chamados “profissionais do futuro”, que atuam a partir de uma visão sistêmica nas organizações.


Enquanto o Team Building se mostra como parte de um processo de aprendizagem que reconhece as individualidades e identifica complementaridades coletivas, proporcionando diversos benefícios para as equipes e todos os membros dela.


Mas como conectar os conceitos e extrair resultados expressivos?



Cultura do Design & Team Building


O processo de integração de um time pode ser muito desafiador, quando não se pode contar com os recursos certos. Antes de apostar em diferentes estratégias, é necessário dar um passo para trás e analisar criteriosamente as necessidades da organização e de seus colaboradores, compreendendo as problemáticas em todos os processos e dos squads.


A Cultura do Design possibilita o desenvolvimento da visão mais criativa e humana de um projeto, observando o comportamento das pessoas e suas relações, para que assim possa de fato criar algo novo. Quando ocorre um erro de processo ou de gestão, estamos falando de comportamento humano. Buscar compreender as diversas influências que determinam a forma como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho é uma tarefa própria que a Cultura do Design consegue executar. E isso é feito de forma inventiva, junto com as pessoas e utilizando dispositivos de trabalho que materializam um assunto bastante intangível (seja através de desenhos ou qualquer outro tipo de representação).


Não é possível lidar com um processo de transformação sem cuidar do desenvolvimento humano. A Cultura do Design é um conceito muito vasto e pode se conectar a diferentes esferas de uma organização, podendo contribuir também com a construção de um time com mais sinergia, integração e motivação.


O Team Building carrega um poder valioso que colabora com este objetivo. A metodologia permite o fortalecimento da confiança, alteridade, integridade, comunicação, colaboração e responsabilidade de uma equipe.


A prática eleva a produtividade e auxilia o time a tomar decisões eficientes no dia a dia. Unir o design estratégico com a psicologia sistêmica é uma alternativa para formar uma liderança, cada vez mais, com maturidade emocional e capacidade de facilitar processos com uma visão ampla e inclusiva, atenta ao máximo de variáveis e seus impactos. O design estratégico habilita um tipo de desenvolvimento de pensamento complexo junto às pessoas. Sugere que as pessoas possam aprender novos dispositivos para tratar de assuntos complexos.


Dessa forma, é possível desenvolver ainda mais o senso de pertencimento entre os colaboradores, que se enxergarão como parte essencial dentro da engrenagem da organização.


Com o Team Building, é possível impulsionar o desempenho e o sucesso de um negócio. Além de conseguir atingir uma melhora nos processos em todos os níveis da empresa, nota-se um melhor clima organizacional, diminuição de atritos e potencialização e retenção dos talentos.



Ao aliar design com comportamento e gestão, desenvolvemos diferentes formatos e ferramentas para alcançar objetivos claros conforme a necessidade específica do seu contexto. A Cultura do Design se preocupa em conciliar capacidades de facilitação de grupo com dispositivos criativos para facilitar o diálogo entre as pessoas naquele momento específico de team building. Sessões de team building precisam de alta concentração do grupo para render. Pessoas adultas precisam de estímulos diferenciados para conseguirem embarcar em sessões produtivas de team building. O mercado parece saturado de soluções "passa-tempo". Os próprios colaboradores já entram céticos nas sessões dedicadas a um trabalho de grupo. Isso abre muito espaço para o lado da Cultura do Design brilhar em momentos assim.


Sabe quando um time precisa reconhecer boas práticas, alinhar conceitos, descobrir e conectar experiências? Aqui na Nômade, nossas sessões que chamamos de Inteligência Coletiva são uma forma de potencializar essas necessidades, valorizando a colaboração e deixando um legado de diálogo aberto na organização.


Precisando de ajuda nos processos da sua organização? Queremos conhecer o seu desafio. Na Nômade, nós projetamos soluções de team building com metodologias que levam em consideração os diferentes contextos de cultura da organização. Entre em contato.


44 visualizações

Bình luận


bottom of page