Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

Estúdio Nômade (CC.) 2018
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

EU MAIS

NATURA  

O desafio inicial

Aumentar a participação das consultoras Natura da Região Sul do Brasil no prêmio Acolher da empresa, que reconhece ações de empreendedorismo social.

O resultado

Região Sul dobrou o número de inscrições e teve o maior número de participantes em todo o Brasil no Prêmio Acolher daquele ano.

INSPIRAÇÃO, INCENTIVO E RECONHECIMENTO PARA EMPREENDEDORES SOCIAIS

Negócios sociais ganham cada vez mais adeptos no Brasil e transformam a realidade de milhares de pessoas. Qualquer cidadão, independente da profissão ou do lugar onde mora, pode empreender socialmente, ajudando na geração de renda, diminuição da desigualdade e melhoria da qualidade de vida de comunidades.

Dedicada em inspirar o empreendedorismo social para a construção de uma sociedade mais justa, a Natura fechou uma parceria com o Estúdio Nômade para sensibilizar a rede  de consultoras na Região Sul do Brasil e potencializar sua participação em um prêmio que apoia e financia esse tipo de projeto. Um ciclo de workshops foi então organizado para percorrer cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e inspirar essas mulheres (consultoras Natura). 

O Prêmio Acolher faz parte do Movimento Natura. Todos os anos, projetos inscritos por consultores passam por uma banca, e os 10 selecionados ganham uma consultoria para desenvolver a ideia, além de um valor em dinheiro.

Cada workshop realizado reuniu cerca de 150 pessoas. O Estúdio Nômade trabalhou para mostrar às consultoras as habilidades que elas já tinham no seu cotidiano enquanto vendedoras, já que muitas dessas aptidões fazem a diferença em ações de empreendedorismo social. Até então, essa potência ainda não havia sido percebida. A própria Natura não havia se dado conta de como estava tratando as atuações de forma separada: ou você vende ou você impacta positivamente. Enquanto, na verdade, elas ganham muito mais potência quando pensadas juntas. Por isso, os encontros exploraram a experiência e a vivência delas enquanto vendedoras, como um importante recurso para o desenvolvimento de projetos sociais. 

Algumas dinâmicas então foram conduzidas a fim de que as consultoras reconhecessem quais as capacidades e talentos poderiam ser usados para fazer a diferença no mundo. Com um trabalho de conscientização, o evento foi criando significados diferentes para habilidades que os participantes já possuíam.

Um material pedagógico com conteúdos originais relacionados a empreendedorismo social no Brasil foi criado para ser entregue durante os workshops. A publicação mostrava oportunidades, as áreas mais carentes, além de informações sobre o prêmio. 

_

Material pedagógico desenvolvido como apoio ao projeto.

Além disso, entre os conteúdos mostrados, havia um trecho do filme “Quem se importa”, um documentário inspirador que explica o que é empreendedorismo social e a diferença que uma pessoa pode fazer em toda uma comunidade.

A Natura sempre incentivou e encorajou que as suas consultoras se conectassem com questões sociais de acordo com seus interesses particulares e realidade nas comunidades em que estão inseridas. As iniciativas não precisam estar relacionadas aos produtos comercializados pela Natura. Qualquer ação social é bem-vinda.

 

Os workshops surtiram um efeito direto. Naquele ano, a Região Sul do Brasil dobrou o número de inscrições, tendo o maior número de projetos sociais inscritos no país. Entretanto, mais do que isso, os eventos serviram para inspirar essas mulheres a usarem suas habilidades para fazer o bem na comunidade.

Incentivo e inspiração