2019

RALLY
Outback

Outback  Steakhouse Brasil

elementos visuais_laranjas-16.png

Especialidade

_ Team Building
_ Aprendizagem Organizacional
_ Treinamento de Equipes

Resultado

O Rally Outback possibilitou maior clareza e entendimento de todos os colaboradores sobre o novo funcionamento de uma das unidades do Outback. Conseguiu integrar e gerar maior ajuda mútua entre as equipes para um trabalho coordenado. Mais de 90% dos 150 participantes indicaria esse tipo de treinamento para outras lojas.

IMG_4602_02.jpg

O Rally foi uma grande atividade de integração, potencializando que as equipes obtenham uma visão sistêmica da operação, reconhecendo necessidades e dificuldades de cada área, para que trabalhem melhor juntas.

"Eu guardo todos os aprendizados, vividos nesse dia, entender cada área e as necessidades de cada um, foi essencial para trazer união e engajamento da equipe. Nos sentimos mais fortes para os desafios atuais".

Tatiana Cristina de Queiroz Lisboa,
gerente de Serviços Outback Moema

Reconhecimento:

O Rally Outback conquistou Prata categoria de Design de Serviço - Experiência do Colaborador no 10ª Brasil Design Award (2021). Esta é uma premiação com reconhecimento nacional (a maior premiação do setor no país), com realização anual e promovida pela Abedesign. Os projetos passam pela avaliação de um corpo de jurados altamente qualificados, composto por importantes profissionais da área do design.

elementos visuais_laranjas-20.png
0.jfif
Uma experiência
imersiva

O fator humano, cada vez mais, tem sido levado em consideração em qualquer ambiente organizacional, principalmente em empresas que têm a satisfação do cliente final como foco, que é o caso do Outback. A sistemática de funcionamento dessa rede de restaurantes é fielmente padronizada. Para garantir melhorias constantes é necessário treinar a equipe e revisar os processos. Por mais que as pessoas trabalhem focadas em uma área, é importante que tenham consciência do todo.

 

Frente ao lançamento de uma nova loja, surgiu o Rally Outback, uma experiência imersiva de preparação de equipes para o trabalho. Através do Design Estratégico, baseado em uma abordagem empática, com técnicas do storytelling, o treinamento tem como objetivo sensibilizar os Outbackers sobre as diferentes atividades e principalmente, as percepções dos colegas, sobre o seu trabalho. Nesse sentido, fortalecer o senso de coletividade, aprimorando a capacidade de resolução de problemas, engajando o time para conquistar melhores resultados.

_ Experiência Imersiva junto aos colaboradores Outback

elementos visuais_laranjas-17.png
Mockup04.png
Mockup10.png

Materiais utilizados durante a experiência, aumentando engajamento 

O caso Moema

Com uma rede contendo 100 filiais espalhadas por 15 estados pelo Brasil, o Outback tem um compromisso com a qualidade e preza para que todos seus restaurantes tenham um serviço de excelência padronizado, mas com regiões, colaboradores e públicos diferentes, cada unidade possui suas particularidades. Um novo restaurante em Moema (SP) estava sendo lançado, com atrações especiais, para ser o laboratório de inovação do Outback.

 

A Nômade chegou com o compromisso de alinhar os processos, colocando o colaborador enquanto protagonista das práticas e relações de trabalho, criando um senso de integração e ampliando o potencial do coletivo. Com a intenção de preparar o staff para essa operação especial foi desenvolvido o Rally Outback. O grande desafio era sensibilizar os mais de 120 colaboradores, entre os diferentes turnos e áreas do restaurante, para reconhecerem as características do trabalho dos colegas e entenderem suas necessidades, dificuldades e capacidades, valorizando o trabalho de cada um e, assim, fazer um treinamento baseado em aprendizagem entre os pares.

Nosso Processo

Lançamento-18.png
Integração desenvolvendo empatia e coletividade

O storytelling exercitou a empatia através de uma atividade fluida entre as estações de trabalho.

 

O Rally Outback foi concebido como uma experiência imersiva, orientada pelo Design Estratégico. Ele recebeu este nome por ser um exercício que convidava os colaboradores para “navegar” pelos mais diversos setores da empresa, conhecendo situações cargos e práticas de trabalho diferentes das suas exercitando empatia.

 

Para criar essa experiência, iniciamos com a descoberta de cada área de trabalho, realizando entrevistas com colaboradores e leitura do SAC e criando uma narrativa para cada estação. Com base nisso, foi desenvolvido um percurso lógico e, no dia do Rally, proposto um percurso dividido por 12 estações onde 12 equipes passavam por cada uma das estações em um sistema de rotação.

 

Associando técnicas de storytelling e ferramentas de diálogo criativo, a Nômade utilizou de histórias em quadrinhos e perguntas provocativas para estimular a reflexão e a troca de experiências para reconhecimento das funções.

 

O Rally Outback aconteceu nas dependências do próprio restaurante com uma duração total de 3h30, envolvendo a participação de 120 pessoas, ou seja, todos funcionários do Outback Moema.

Mockup09.png
Resultados
Foi possível observar que, muitos dos colaboradores, tinham pouca noção sobre o que se passava em setores alheios ao seus. A atividade contribuiu para que os profissionais olhassem com mais atenção aos colegas e tratassem com maior cuidado uns aos outros, proporcionando mais empatia e senso de grupo. A atividade ajudou a gerar empatia e a conectar as pessoas com uma visão integrada. Também foi gerado um documento compilando todos os insights obtidos durante a prática do Rally, oferecendo uma visão crítica com apontamentos de melhorias para os gestores.
"A ideia do Rally foi incrível. Legal ver o pessoal da cia participando, estando lá uniformizados como a gente; nos fazendo entender as necessidades dos outros colegas de trabalho". 
Natalia Campanini, 
Host da Unidade Moema - SP

Registro de uma das estações do Rally

IMG_4645_02.jpg
Mockup05.png
Mockup03.png

Quer saber mais detalhes 
desse projeto?