2018

Branding: estratégia e gestão da marca

Sport Club Internacional

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Especialidade

Organizamos a estratégia da marca, estruturamos o primeiro brandbook da história do Clube e orientamos a gestão e arquitetura da marca.

Resultado

_ Branding

Validamos a essência da expressão "Clube do Povo", afirmando a expressão enquanto posicionamento e não apenas discurso. Por meio de diversas pesquisas, entrevistas e imersões, formulamos um Manual de marca coerente com o posicionamento percebido pelo consumidor/torcedor.

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_ Brandbook, uma das materializações do projeto

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Posicionamento Estratégico da Marca

O Inter representa uma marca grandiosa com diversos pontos de contato ativos. Orientar uma marca de um clube de futebol é lidar com o gerenciamento abundante de emoções. É fundamental que o Branding esteja perfeitamente alinhado com a história da instituição. A Nômade realizou um processo de manualização total da marca do Sport Club Internacional, contemplando uma estruturação do posicionamento, uma nova linguagem visual, novos pontos de contato e arquitetura das marcas. Paixão, comunidade e união. A paixão do torcedor é o principal alicerce para a manutenção e construção da entidade enquanto clube.

Desafio Inicial

O CLUBE DO POVO E SUA RELAÇÃO COM TORCEDORES.

O Sport Club Internacional escolheu a Nômade para desenvolver uma forma de compreender como seus valores eram percebidos e, a partir desse entendimento, aprimorar o Branding da instituição. Nosso desafio foi entender a real percepção do torcedor perante a marca Sport Club Internacional no cenário nacional e propor uma estratégia que expressasse uma identidade forte, atualizada e apaixonante.

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_ Sessões de Cocriação com os torcedores

Nosso Processo

IMERSÃO
O projeto iniciou com um diagnóstico geral da marca através de uma imersão total da equipe Nômade na infraestrutura do Inter. A captação de informações começou pela história do clube, ação fundamental para entender de que forma as relações entre posicionamento, marca e torcedor se construíram ao longo dos anos.

Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo em São Paulo. Visitamos outras grandes referências do futebol nacional, objetivando entender a relação do Internacional a nível Brasil. Na fase de imersão, foi possível traçar a melhor metodologia para o andamento do estudo.
ESCUTA
Para obter a percepção de um cenário mais amplo, nossa equipe realizou uma série entrevistas com torcedores, atletas, ex-atletas, dirigentes e funcionários. Assim, os dados revelaram os sentimentos dos diversos agentes em relação à presença do Internacional em suas vidas.

As pesquisas foram realizadas em três etapas: questionário via aplicativo do clube, workshop com torcedores e embaixadas e um questionário interativo no museu da instituição.
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Questionário via aplicativo do clube: as perguntas buscaram entender os valores percebidos pelos torcedores que frequentam o estádio. Em dois dias, a pesquisa atingiu surpreendentes 4.500 respostas, indicando um ótimo engajamento.
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Workshop com torcedores: diferentes perfis de sócios-torcedores foram selecionados para participar de uma conversa. Na etapa, foram expostos conceitos e elementos essenciais da marca, fomentando o diálogo e troca de visões sobre o clube. Além disso, os gestores puderam visualizar in loco as reações sinceras do seu público.
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Questionário interativo no museu da instituição: o museu do clube é uma das principais atrações do Complexo Beira-Rio. Nele, os torcedores relembram glórias e momentos históricos do clube. É o ambiente ideal para obter um sentimento de paixão, especialmente em dias de jogos. Uma pergunta-chave foi aplicada: "Quando tu pensas em Internacional, o que tu lembras?”. Por meio do questionamento, foi possível obter ricas contribuições sobre a relação torcedor/clube.
CRIAÇÃO E ESTRATÉGIA
Com a aplicação de técnicas, os resultados evidenciaram como as relações de identidade de marca desenham-se por plataformas distintas. Os pilares definidos foram: Colorado, Gigante, União, Superação e Vanguarda. A partir disso, nos dedicamos ao desenvolvimento do Branding, manualização da marca e criação dos pontos de contato.
IMPLEMENTAÇÃO
A Nômade permaneceu acompanhando a implementação e o uso das orientações que os manuais apontaram ao longo de um ano. Esse processo garante que a área de marketing do clube consiga utilizar da melhor forma as orientações, ampliando o valor da entrega realizada.

Resultados

Grandeza, orgulho e conexão:
toda identidade da marca em um novo branding

Construído a partir das análises e cruzamento de dados das pesquisas, entrevistas e imersões, o brandbook resultou em um material perfeitamente alinhado com a identidade e propósito do Clube do Povo, expressando os principais conceitos de forma objetiva, sem deixar de lado a paixão.

Sentimento das arquibancadas ao gramado

No túnel de acesso ao gramado é onde acontecem aqueles últimos pensamentos, preces e preparações antes da partida. Nada melhor do que utilizar este espaço para proporcionar aos jogadores a lembrança de que existem muitas pessoas torcendo por eles de forma apaixonada. 

 

A Nômade projetou um espaço repleto de imagens icônicas de momentos históricos na torcida colorada, estampando as paredes com puro sentimento. Toda emoção que emana da arquibancada presente para os atletas ao entrar em campo.

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_ Encontro com representantes dos Consulados

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desse projeto?