Logo Estúdio Nômade Negócios Vivem

PORTO ALEGRE

R. Vicente da Fontoura, 2352
Santa Cecilia

90640-002

+55 51 99105 1310

SÃO PAULO

Rua Dr. Virgílio de

Carvalho Pinto, 433
Pinheiros
05415-030

Estúdio Nômade (CC.) 2018
Todos os direitos reservados.
  • facebook_nomade
  • instagram_nomade
  • medium_nomade
  • linkedin_nomade
  • vimeo_nomade

BRANDING

GREEN

GREEN  

O desafio inicial

Criar estratégia de branding e posicionamento do negócio da Green Social Bioethanol, dando maior relevância para a empresa no mercado internacional.

O resultado

Novo posicionamento, nova identidade visual atrativa para o mercado, logotipo selecionado por evento renomado de design gráfico e primeiro negócio fechado com a África.

NOVO POSICIONAMENTO E IDENTIDADE VISUAL PARA SOLUÇÃO EM ENERGIA LIMPA GANHAR O MUNDO

Com um jeito eficiente de produzir bioetanol através da utilização de matérias-primas excedentes de diversas variedades de cultivo, a Green Social Bioethanol, uma pequena indústria fundada no Rio Grande do Sul, tenta levar energia limpa e autonomia energética a comunidades rurais de qualquer lugar do planeta. A iniciativa cria um combustível limpo, renovável e sustentável, dando a habitantes de locais com menos estrutura o acesso à energia.

 

No início de 2013, apesar de a empresa estar preparada para levar a tecnologia para o mundo, faltava uma identidade visual mais atrativa e um posicionamento assertivo para se relacionar melhor com o mercado e ganhar reconhecimento pelo trabalho realizado. Foi então que o Estúdio Nômade virou parceiro da iniciativa e aceitou o desafio de desenvolver uma estratégia de branding e posicionamento do negócio da Green.


A Nômade também criou materiais de comunicação, participou ativamente do desenvolvimento e estruturação do primeiro site da empresa e foi responsável pela presença da marca nas redes sociais, garantindo que o novo posicionamento chegasse aos clientes. Além disso, criou o vídeo institucional da indústria, em que mostra em detalhes como a tecnologia oferecida pela empresa funciona e pode mudar vidas.

_

Identidade desenvolvida

pela Nômade.

O trabalho ajudou a conceituar a marca Green Social Bioethanol e seu posicionamento como negócio de impacto social. Assim, propiciou uma melhora de auto-estima da marca e do negócio como um todo. Um exemplo disso foi o reconhecimento da qualidade da nova identidade visual da empresa. A identidade visual criada pela Nômade foi selecionada pela 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, em 2013. 

Acesse aqui os projetos selecionados na Bienal.

Na parte comercial, a nova estratégia de branding impulsionou negócios que a empresa já vinha tentando desenvolver. Durante o processo de fortalecimento da nova marca, realizado pela Nômade, um importante negócio foi fechado com a Nigéria, estreitando as relações com a África, que deve se tornar um forte mercado para a Green.

 

Com a nova identidade visual, a empresa levou uma microdestilaria de bioetanol para a cidade de Ogbomosho. O trabalho fez parte de uma parceria com o Projeto Gaia. O combustível resultante foi usado para alimentar fogões distribuídos de forma gratuita às famílias africanas. Até então, os habitantes usavam técnicas rudimentares para cozinhar os alimentos, como a queima de carvão, o que causava sérios problemas de poluição do ar dentro das casas. O novo equipamento usa a produção excedente de fontes provenientes de amido e sacarose para produzir bioetanol de segunda geração, enquanto cascas de castanha de caju abastecem a caldeira, garantindo o ganho de energia.

Cozimento limpo na Nigéria

_

Desdobramentos da marca aplicada em diferentes contextos da empresa.

_

Vídeo de apresentação da Green e de como funciona a solução.

A parceria entre Green e Estúdio Nômade durou cerca de um ano e seis meses, após todos os serviços contratados serem entregues. Depois disso, com o novo conceito de marca, mais negócios foram fechados pela indústria, beneficiando também moradores de comunidades rurais da América do Sul.

"

A Nômade tem uma opinião para o presente, mas sempre associada ao futuro da proposta. Este futuro de proposta serve como um norte para as ações e atitudes que serão colocadas em prática. Enfim, a Nômade tem uma concepção abrangente, longe da visão míope e pequena das empresas imediatistas." 

Eduardo Cauduro Mallmann, fundador e CEO da Green Social Ethanol

_

Infográfico que fez parte da identidade visual. Ele explica como funciona o processo de produção do bioetanol, desde a colheita do insumo até o uso da energia.  

Dessa forma, a Green conseguiu atingir o objetivo de ganhar o mundo e ajudar pequenas comunidades com uma marca relevante. Através de uma identidade visual forte, de materiais de comunicação profissionais e explicativos e de um posicionamento mais claro, foi possível usar a inteligência criada pela pequena indústria para transformar a vida de pessoas e, ao mesmo tempo, alavancar o próprio negócio.

 

Visite www.green-social.com para saber mais.